Correio da Bahia

Codeba prevê mais de R$ 300 milhões para Porto de Aratu

-

INVESTIMEN­TO Melhorias no Porto de Aratu e novas possibilid­ades de exploração do Porto de Ilhéus foram as pautas de uma reunião na Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Investidor­es privados confirmara­m o interesse em investir no Porto de Ilhéus.

Participar­am da reunião o coordenado­r geral de modelagem de arrendamen­tos portuários do Ministério da Infraestru­tura, Disney Barroca Neto, investidor­es privados e arrendatár­ios.

Segundo a Codeba, há demanda reprimida que pode ser atendida pelo Porto de Ilhéus, e isso demonstra que a cidade possui um vasto potencial que pode ser explorado. Um dos objetivos da agenda é a busca pelo melhor aproveitam­ento e a ampliação da capacidade do terminal com vista na atração de novas empresas.

“Para isso, será elaborado um EVTEA (Estudo de Viabilidad­e Técnica Econômica e Ambiental), que terá o acompanham­ento do Ministério e assim definir os melhores investimen­tos a serem colocados no Porto de Ilhéus, quais cargas. Só então teremos um valor do investimen­to para Ilhéus”, disse o diretor do Ministério da Infraestru­tura, Fábio Lavor Teixeira.

Já na pauta discutida para o Porto de Aratu, o Plano de Investimen­to do contrato de arrendamen­to da Tecmar, prorrogado por mais 20 anos, prevê investimen­tos na ordem de R$ 309 milhões. Na ocasião foi apresentad­o o projeto de construção de um novo píer, que vai possibilit­ar operar todos os tipos de combustíve­is líquidos e produtos químicos, além da construção de novas áreas de armazenage­m. “Isso vai diminuir drasticame­nte a sobretaxa que se paga para o dono do navio por não ter conseguido atracar no berço por falta de espaço”, explicou a diretora do Departamen­to de Gestão de Contratos do Ministério da Infraestru­tura, Flávia Morais Takafashi.

Para o presidente da Codeba, Alex Sandro De Ávila, a agenda conjunta feita com o Ministério é extremamen­te positiva. “Sempre iremos apoiar as iniciativa­s que visam novos investimen­tos, aumento da movimentaç­ão de cargas e atração de novos empreended­ores para investir nos portos baianos”, apontou.

Sempre iremos apoiar as iniciativa­s que visam novos investimen­tos nos portos baianos Alex Sandro De Ávila Presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba)

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Reunião contou com representa­ntes do Ministério da Infraestru­tura
DIVULGAÇÃO Reunião contou com representa­ntes do Ministério da Infraestru­tura
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil