Correio da Bahia

Baixios tem 18 toneladas de óleo retiradas

-

Em uma semana, o distrito de Baixio, no município de Esplanada, recebeu uma “avalanche” de óleo. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Álvaro Pimenta, 18 toneladas do material tóxico foram removidas da região nos últimos oito dias. O local, tido como novo expoente do turismo no Litoral Norte da Bahia, tem 18 km de praias que são limpas diariament­e por agentes públicos e voluntário­s.

Por lá, o petróleo chegou com força na localidade da Barra, no encontro do rio com o mar. O mangue da região também já foi atingido e os prejuízos já foram sentidos por marisqueir­os e empresário­s. De acordo com o pescador Ricardo Lobato, 36 anos, quase todos os ocupantes da região vivem da pesca ou do turismo. Nos últimos três dias, os marisqueir­os não conseguira­m trabalhar.

Conforme Pimenta, cerca de 60 pessoas, entre voluntário­s e equipe da administra­ção, têm se reunido para fazer a retirada do óleo. A Prefeitura de Esplanada também solicitou cerca de R$ 300 mil ao Governo Estadual para iniciar as ações de contenção do óleo. “A situação que mais nos preocupa é a área de mangue. Uma barreira de contenção nos ajudaria muito a evitar que o óleo entrasse e contaminas­se esse estuário”, disse Pimenta.

Em Subaúma, distrito de Entre Rios, moradores denunciara­m que nada está sendo feito para limpar as manchas de óleo. Segundo eles, os órgãos oficiais até fizeram visitas, mas a remoção não foi iniciada e o petróleo cru já atingiu o manguezal. A Associação de Moradores do local fez um mutirão para coleta, mas não sabem como destinar o material recolhido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil