Correio da Bahia

Ministro faz sobrevoo no litoral baiano

- *COM SUPERVISÃO DA CHEFE DE REPORTAGEM PERLA RIBEIRO.

com os procedimen­tos limpeza”, pontuou.

O coordenado­r operaciona­l local do Grupo de Acompanham­ento e Avaliação (GAA), contra-Almirante da Marinha, Rodolfo Saboia, indicou que é praticamen­te impossível prever a movimentaç­ão do resíduos. Segundo ele, seria necessário saber a origem do óleo, a data do derrame e a quantidade derramada. “O óleo está abaixo da superfície. Não tem como detectar por monitorame­nto aéreo ou por radares. A nossa ação de resposta fica praticamen­te limitada a limpeza rápida da praia”, afirmou.

A coordenado­ra geral de emergência­s ambientais do Ibama, Fernanda Pirillo, contou que órgão busca limpar as praias para evitar que o óleo avance para outros locais. “A nossa prioridade é limpar as praias assim que o óleo chega, essa é a menor maneira de evitar que óleo se mobilize para outros locais. Nossa estratégia tem sido combater o mais rápido possível quando a mancha chega”, disse.

de O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou, ontem, as praias da Bahia para acompanhar a situação dos resíduos e as equipes de limpeza. Em Salvador, Salles visitou o Grupo de Acompanham­ento e Avaliação (GAA) do plano nacional de contingênc­ia, formado por Marinha, pelo Ibama e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombust­íveis (ANP). “As placas de óleo aparecem em pontos específico­s e vêm sendo retiradas pelas equipes. Apesar dos sobrevoos, avião radar, satélites e barcos, ainda não se consegue visualizar e identifica­r o óleo no mar”, falou

A ministra da Agricultur­a, Tereza Cristina, anunciou, ontem, que o governo vai antecipar para este mês o pagamento do seguro-defeso a pescadores de áreas atingidas com o derramamen­to de óleo no litoral do Nordeste. O benefício começaria a ser pago em novembro.

A ministra afirmou que o governo vai monitorar a situação e, se necessário, poderá estender o pagamento do seguro no ano que vem. O benefício garante ao pescador artesanal um salário mínimo por mês durante o período de proibição da atividade de pesca o chamado defeso.

 ?? ARISSON MARINHO ??
ARISSON MARINHO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil