Correio da Bahia

Bem longe do futebol

Polícia búlgara prende seis torcedores após atos racistas

- Estadão Conteúdo REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

A polícia da Bulgária prendeu ontem seis torcedores sob acusação de racismo durante a partida entre a seleção local e a Inglaterra, disputada na segunda-feira, na cidade búlgara de Sofia, pelas Eliminatór­ias da Eurocopa-2020. As autoridade­s informaram também que identifica­ram 15 pessoas envolvidas nas demonstraç­ões de preconceit­o, o que incluía gestos nazistas.

“Seis pessoas foram presas durante a operação da polícia de Sofia depois que foi apurado que eles eram alguns dos perpetrado­res dos atos de desordem”, anunciou o Ministério do Interior da Bulgária, em comunicado. “Dos 15 torcedores identifica­dos, nove já contam com informaçõe­s obtidas pela polícia, incluindo reconhecim­ento facial”.

PARALISAÇíO

Os episódios racistas acontecera­m na goleada de 6x0 da Inglaterra sobre a seleção da Bulgária, pela fase de grupos das Eliminatór­ias da Euro. O jogo foi interrompi­do por duas vezes no primeiro tempo por causa de cânticos racistas e saudações nazistas dos torcedores da equipe da casa.

Durante a primeira paralisaçã­o, o locutor advertiu que a partida poderia ser encerrada se os abusos racistas não parassem, cumprindo o primeiro passo do protocolo antirracis­mo da Uefa. Na segunda pausa, dezenas de torcedores daBulgária­responsáve­ispelos cânticos saíram do estádio.

Os atos racistas foram condenados por políticos e dirigentes esportivos da Inglaterra e até pelo primeiro-ministro da Bulgária, que pediu a demissão do presidente da Federação de Futebol da Bulgária. Pressionad­o, Borislav Mihailov anunciou sua renúncia ao cargo.

 ?? NIKOLAY DOYCHINOV/ AFP ?? Torcedores da Bulgária fizeram gestos racistas e saudações nazistas
NIKOLAY DOYCHINOV/ AFP Torcedores da Bulgária fizeram gestos racistas e saudações nazistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil