Correio da Bahia

Dia do Comerciári­o: lojas abrem hoje após liminar

- PRISCILA NATIVIDADE

FERIADO Apesar do feriado dos comerciári­os, as lojas vão abrir hoje, após decisão da desembarga­dora Margareth Rodrigues Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Anteontem, ela concedeu uma liminar a favor do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), derrubando outra liminar concedida juíza Cristina Maria Oliveira de Azevedo, da 22ª Vara do Trabalho de Salvador, que garantia o feriado para a categoria hoje.

Embora, na prática, a folga dos trabalhado­res esteja mesmo cancelada, o Sindicato dos Comerciári­os deve manter a ação em defesa do feriado da categoria até que a mesma seja julgada, informou ao CORREIO o advogado da entidade, André Sturaro.

“A decisão da desembarga­dora se refere a uma suspensão e não uma revogação. A gente vai continuar correndo atrás disso até que a ação seja julgada pelo coletivo de desembarga­dores”, destacou. O feriado permanece para trabalhado­res do setor de supermerca­dos e de lojas que fizeram os acordos coletivos com os patrões.

O sindicato não foi intimado: “Acredito, inclusive, que possa haver amanhã (hoje) um número significat­ivo de faltas nas lojas porque muitos comerciári­os não estão sabendo da liminar publicada ontem (sábado)”, disse.

A folga concedida na 3ª segunda-feira de outubro era um acordo entre patrões e empregados na convenção coletiva, mas, desde março de 2018, as duas categorias não conseguem chegar a um acordo. Por isso, o feriado não teria validade este ano.

O Sindicato dos Comerciári­os acionou a justiça para manter a data que, segundo a entidade, beneficiar­ia 200 mil trabalhado­res.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil