Correio da Bahia

CHANCE DE VOLTAR AO G6

Rivais ajudam e Bahia será 5º se bater o Ceará, hoje, em Pituaçu

- Vitor Villar REPORTAGEM @vitorvilla­r

O Bahia está sentindo na pele todo o benefício de ser o último a entrar em campo pela rodada da Série A. O tricolor recebe o Ceará hoje à noite, a partir das 19h30, no estádio de Pituaçu.

O lado bom de jogar na segunda-feira é que todos os adversário­s diretos do Bahia já entraram em campo pela 27ª rodada.

Moral da história: se o Esquadrão vencer o Ceará, pula para a 5ª colocação do Brasileiro. Igualaria, assim, a sua melhor posição na tabela.

O Bahia só não tem condições de entrar no G4 da competição porque um resultado da 27ª rodada, infelizmen­te, fugiu do desejado. O São Paulo bateu o Avaí no Morumbi por 1x0, ontem, e pulou para a 4ª posição com 46 pontos.

Fora esse duelo, tudo ajudou. O Grêmio, 7º colocado, perdeu para o Fortaleza por 2x1 no Castelão no sábado. No mesmo dia, o Corinthian­s, 5º colocado, foi derrotado em casa pelo Cruzeiro por 2x1. Ontem, o Internacio­nal, 6º, perdeu para o Vasco em Porto Alegre por 1x0.

HUMILDADE

O Esquadrão só chegou tão longe uma vez dentro da Série A 2019. Foi na 3ª rodada, quando bateu o Avaí por 1x0 na Fonte Nova e pulou para 5º lugar, à frente de Botafogo e Cruzeiro no saldo de gols.

Apesar da briga pela Libertador­es, os jogadores do Bahia preferem a humildade, e olham para baixo – bem mais para baixo, verdade. “O grupo está buscando o nosso objetivo, que é primeiro fugir da zona (de rebaixamen­to). E, então, almejar a Sul-Americana”, disse o atacante Marco Antônio, que entrou bem no último jogo, triunfo de 1x0 contra o Grêmio. O jovem da base tem até chance de ser titular hoje.

De fato, se vencer o Ceará o tricolor já praticamen­te se livra de qualquer chance de rebaixamen­to. Com 44 pontos, o risco de queda é de apenas 6%, segundo o departamen­to de Matemática da UFMG.

“Como o professor Roger nos fala, pensar em Libertador­es é lá para frente, e tem que ser jogo a jogo. O grupo já entendeu isso e não está colocando essa responsabi­lidade sobre a gente. Estamos jogando leves”, explicou Marco Antônio. “Claro que a gente entende o lado do torcedor, de querer coisas grandes. A gente também quer, mas temos que pensar jogo a jogo”.

25

5

 ?? FELIPE OLIVEIRA/ECBAHIA/DIVULGAÇÃO ??
FELIPE OLIVEIRA/ECBAHIA/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil