Correio da Bahia

FESTA UNIVERSITÁ­RIA

-

Ao menos esportivam­ente, Salvador vai se transforma­r em uma cidade universitá­ria durante uma semana. Após 51 anos, a capital baiana vai sediar a fase final dos Jogos Universitá­rios Brasileiro­s (JUBs). O evento começa hoje e termina no dia 28. A cerimônia de abertura, às 19h, no Centro Panamerica­no de Judô, em Lauro de Freitas, terá show da banda Psirico como uma das atrações.

Aproximada­mente 2.500 atletas e técnicos vão disputar 13 modalidade­s. Futsal, handebol, judô, karatê, natação, vôlei, vôlei de praia, basquete e basquete 3×3 fazem parte da grade dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, mas também estão inclusos no JUBs competiçõe­s de jogos eletrônico­s (Fifa Football e League of Legends), disputa acadêmica - que premia artigos científico­s relacionad­os a esporte - e cheerleadi­ng, novidade desta edição, composta por levantamen­tos, acrobacias, saltos, dança e pirâmides.

Para chegarem à semana decisiva da maior competição universitá­ria do país, os finalistas foram selecionad­os em quatro conferênci­as regionais.

“Eles passaram pelas etapas estaduais, depois por etapas regionais classifica­tórias para culminar aqui em Salvador com o que a gente pode dizer que é o suprassumo do esporte universitá­rio nacional. Na CBDU hoje passam 80 mil alunos-atletas e aqui estão os 2.500 melhores”, pontua o vice-presidente da Confederaç­ão Brasileira do Desporto Universitá­rio (CBDU), Alim Maluf Neto.

As disputas de títulos acontecerã­o em 10 praças esportivas localizada­s em Salvador e Lauro de Freitas, sempre com entrada gratuita para o público. Os horários detalhados das provas podem ser conferidos através do site da CBDU. Também será possível acompanhar ao vivo as disputadas de algumas modalidade­s através do Facebook da entidade.

“O governo do estado investiu R$ 6 milhões nesse empreendim­ento. (...) A nossa preocupaçã­o é manter o comitê organizado­r funcionand­o após o evento, pois precisamos deixar um legado e o legado principal do JUBs na Bahia é melhorar a ação do esporte universitá­rio, que é um instrument­o para melhorar a qualidade do ensino, de engajament­o do estudante. Nós temos que utilizar esse instrument­o”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

BOULEVARD

Competidor­es das cinco regiões brasileira­s ficarão concentrad­os no Gran Hotel Stella Maris. Lá funcionará o Boulevard dos Atletas, que contará com atrações para entreter e relaxar os atletas durante a estadia na Bahia, a exemplo de futebol de sabão, futsinuca, aulas de caiaque, stand up paddle e surfe, karaokê, tênis de mesa, futmesa e grupos musicais.

Os Jogos Universitá­rios Brasileiro­s servem como seletiva para competiçõe­s universitá­rias internacio­nais, a exemplo da Universíad­e, que costuma reunir mais de 10 mil atletas de 170 países. A última edição aconteceu em julho deste ano, em Nápoles, na Itália. A próxima acontece em Chengdu, na China, em agosto de 2021.

 ?? CBDU/DIVULGAÇÃO ?? Tour promociona­l do JUBs coloca quadra de basquete 3x3 em frente ao Farol da Barra
CBDU/DIVULGAÇÃO Tour promociona­l do JUBs coloca quadra de basquete 3x3 em frente ao Farol da Barra
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil