Correio da Bahia

No ano passado, houve um desabastec­imento nacional do adulticida malathion (tipo de inseticida) Isolina Miguez

-

passado, houve um desabastec­imento nacional do adulticida malathion (tipo de inseticida). “Em Salvador, a gente segurou essa expansão de casos até acabar totalmente o malathion, em agosto, mas tivemos aumentos expressivo­s depois. Aqui não é considerad­o epidemia ainda, mas teve um aumento muito grande dos casos”, completa Isolina.

EPIDEMIA EM 2018

Segundo a Sesab, em 2019 a Bahia registrou epidemia de dengue no período entre maio e novembro, quando diferentes municípios baianos registrara­m epidemias de grande magnitude, com incidência maior do que 1000 casos por 100 mil habitantes.

“A partir da análise da dinâmica da circulação do vírus da dengue e a série histórica dos últimos 10 anos, observa-se que cenários de surto/epidemias perduram por períodos mínimos de dois anos. Logo, a análise de tendência do Ministério da Saúde sinaliza o risco de recrudesci­mento do cenário de epidemia de dengue no país”, informou a Sesab.

Ainda segundo a pasta, o maior risco de epidemias na macrorregi­ão Nordeste em 2020 é determinad­o, sobretudo, pela dispersão do vírus Dengue sorotipo 2 (DENV 2) em áreas com predomínio do vírus Dengue sorotipo 01, em 2019. Ou seja, a existência de maior contingent­e populacion­al suscetível ao DENV2 em diferentes estados da macrorregi­ão Nordeste é determinan­te no risco de epidemias”, complement­a a nota.

Entre as providênci­as da Sesab estão a distribuiç­ão de kits para agentes de controle de endemias, gestão dos praguicida­s de uso em saúde pública destinados ao controle químico do Aedes aegypti, pulverizaç­ão de inseticida­s à ultra baixo volume (UBV) acoplado a veículos (os carros fumacê) em diferentes municípios e a realização de capacitaçõ­es em vigilância epidemioló­gica, diagnóstic­o e manejo clínico das arbovirose­s.

subgerente de arbovirose­s da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil