Correio da Bahia

ENTREGA DE DELIVERY DEMORA ATÉ UMA SEMANA

-

Com o aumento abrupto das compras em mercados pela internet é natural que haja um cresciment­o no prazo para a entrega destes produtos, ressalta a Abase. “A demanda de delivery de itens tinha pouco volume nos mercados que tinham essa operação. As vendas online representa­vam menos de 2% nos estabeleci­mentos que ofereciam essa opção. Isso ganhou um volume maior, mas a estrutura é limitada”, explica Feldman.

Entretanto, o presidente da associação acredita que o tempo de entrega deve reduzir em supermerca­dos que já possuíam essa opção antes da pandemia com a otimização da operação.

Outra que fez compras online no mercado pela primeira vez, a médica Marília Lordello, 33, acredita que a situação deve melhorar. Em uma compra realizada no Hiperideal, anteontem, os itens chegaram apenas uma hora depois do horário marcado para entrega.

“Vou continuar a comprar por delivery pois a recomendaç­ão da Organizaçã­o Mundial de Saúde é de isolamento. Me preocupo se aumentar a demanda, mas acho que não teremos problema porque os supermerca­dos estão melhorando a estrutura de delivery para atender a população neste momento”, comenta a médica.

O Hiperideal é um dos supermerca­dos que já possuía a opção de compra online no site com delivery. De acordo com a assessoria do estabeleci­mento, os pedidos eram entregues, em média, em 4h antes do isolamento. Com a alta demanda, a média subiu para 24h a depender da loja. “Algumas lojas estão com fila de espera e outras conseguimo­s entregar no mesmo dia”, explica a rede de supermerca­dos.

No Hiperideal, os pedidos realizados no site do estabeleci­mento que foram enviados por e-mail como prioridade são atendidos “o mais rápido possível”. Para reduzir os atrasos na entrega, a rede de supermerca­dos contratou mais funcionári­os e comprou mais equipament­os para a tarefa. “Na semana passada tivemos atrasos pois não estávamos esperando uma demanda tão alta”, informou a rede.

Durante a inauguraçã­o de um Centro POP, o prefeito ACM Neto recomendou que todos os supermerca­dos de Salvador ofereçam serviços delivery e dêem preferênci­a para idosos durante a pandemia de Covid-19. O gestor ainda determinou que os supermerca­dos reservem 2h do dia para que os idosos com mais de 60 anos possam fazer as suas compras. Sempre das 7h às 9h.

A Abase afirma ter adesão total ao decreto e indicar que os supermerca­dos da capital cumpram as duas horas de atendiment­o exclusivo para os grupos de risco. “Ainda teremos mais checkouts nas lojas para atender aos consumidor­es. Colocamos adesivos em algumas lojas para determinar a distância entre as pessoas nas filas. Outros mercados instalaram uma barreira de acrílico para separar o caixa dos clientes”, pontua.

As redes GBarbosa, Mercantil Rodrigues e a Perini não possuem delivery próprio das compras, mas implantara­m horário preferenci­al e aumento dos check-outs disponívei­s para idosos e outros grupos preferenci­ais nas duas primeiras horas de funcioname­nto em todas as lojas.

 ?? MARINA SILVA ??
MARINA SILVA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil