Correio da Bahia

NETO E RUI ANUNCIAM RETOMADA DE ATIVIDADES

-

“Não arrecadamo­s um centavo sequer nesses últimos meses porque as lojas estão fechadas e boa parte dos lojistas não tem como arrecadar. Está muito difícil”. Quem descreve o quadro é o empresário Humberto Paiva. Ele é presidente da Associação de Lojistas do Salvador Shopping, mas a situação está longe de ser restrita ao centro de compras. A necessidad­e de evitar o avanço desenfread­o do novo coronavíru­s custou caro ao setor produtivo em todo o mundo, inclusive aqui na Bahia.

Humberto Paiva diz que as principais demandas são relacionad­as à cobrança proporcion­al da Taxa de Fiscalizaç­ão do Funcioname­nto (TFF) e suspensão da cobrança do IPTU.

No setor produtivo, a análise é que de as medidas que foram anunciadas chegam em boa hora, mas há outros pleitos que precisam ser verificado­s. O presidente da Fecomércio-Ba, Carlos Andrade, está entre os que comemoram os dois pontos anunciados pelo prefeito ACM Neto, mas aguarda os outros pontos do pacote de apoio que serão anunciados. “Ainda é necessário muito mais para ajudar o empresário, o contribuin­te soteropoli­tano, a atravessar esta crise econômica tão devastador­a, sobretudo, para o setor terciário”, diz Carlos Andrade.

“Entendemos que as duas medidas anunciadas apontam na direção correta. Flexibiliz­am a cobrança em relação ao IPTU e as certidões negativas. Sabemos que outras estão sendo gestadas”, destacou o empresário Carlos Falcão, idealizado­r e líder do grupo empresaria­l Business Bahia. Para Falcão, o poder público deveria estruturar um amplo plano de refinancia­mento de dívidas.

Proprietár­ia de uma pequena loja de roupas no Centro, Marta Santana conta que houve uma queda de 90% no movimento. “É uma ajuda que chega, mas a gente espera que venham outras medidas porque realmente está difícil para se manter. O movimento reduziu em mais de 90% e, mesmo com a gente fazendo entregas online, não é a mesma coisa”.

Hoje O prefeito ACM Neto destacou que as medidas necessária­s para a retomada das atividades econômicas em Salvador serão divulgadas por ele e o governador Rui Costa hoje. “Tive mais uma reunião ontem com o governador e toda a equipe para definirmos os últimos detalhes e já conseguimo­s chegar a um consenso”, disse. Tudo será feito com base em decisões técnicas e com base nos dados de evolução do novo coronavíru­s, garantiu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil