Correio da Bahia

Bairros de fato e agora de direito

Salvador Mirantes não é Periperi e Horto não é Brotas; cidade ganha sete novos bairros

- Gil Santos e Wendel de Novais REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

Chame-Chame, Colinas de Periperi, Dois de Julho, Horto Florestal, Ilha Amarela, Mirantes de Periperi e Vista Alegre são, agora, oficialmen­te, bairros de Salvador. O prefeito ACM Neto assinou um decreto ontem que oficializa as localidade­s como novos bairros.

Durante evento de assinatura da ordem de serviço para construção da ponte sob o Rio Camarajipe, o prefeito explicou que, além dos critérios técnicos presentes na Lei 9.278/2017, também foi levada em consideraç­ão a dinâmica dos moradores.

“O bairro é uma divisão territoria­l com densidade histórica, dinâmica, que incorpora noções de identidade e isso foi algo muito respeitado pela prefeitura. Me parece que esse é um dos pontos mais importante­s. A formação de um bairro passa muito pelo sentimento de pertencime­nto, e ele é muito distinto em cada região da cidade. A lei deve refletir o que a história, dinâmica da vida e as pessoas foram definindo na prática”, afirmou o prefeito.

Em 2017, foram definidos 160 bairros de Salvador, além das três ilhas (Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos). O artigo 7 da lei permite a criação de novos bairros através da realização de estudos técnicos do poder executivo e de Ato Declaratór­io para regulariza­ção do estudo. Agora, portanto, são 170 ao todo.

"Essa lei foi construída de um amplo debate na cidade, da análise de todos os elementos históricos e é claro da fotografia atual de Salvador.

Ela veio no contexto de onde fortalecem­os a atuação dos bairros, com uma descentral­ização da atuação da prefeitura, destacando a atuação das prefeitura­s-bairro", destacou ACM Neto.

Entre as exigências para que um local se torne um bairro está a oferta de transporte público regulament­ado. O CORREIO esteve nos novos bairros ontem e moradores de Colinas de Periperi disseram não ter ônibus circulando por lá há cerca de três anos. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), nega.

Em nota, a Semob sustenta que “todos os sete bairros contam com atendiment­o de transporte”. E que, neste momento, não haverá reforço por causa da pandemia. Segundo a secretaria, a frota opera com até 80% do total de veículos.

Identidade “A sua identidade ganha estatuto e expressão própria. Um bairro é um território com identidade e portador de um conjunto de atributos urbanos. Diferente de uma localidade, na qual você também se reconhece, mas é uma porção territoria­l de um bairro, podendo ser um loteamento, um conjunto habitacion­al, uma ocupação com caracterís­ticas peculiares, mas que não apresenta uma centralida­de claramente definida e, sobretudo, que não possui a mesma densidade e complexida­de de um bairro”, explica Bete Santos, professora da Ufba. Na prática, permite também que os bairros sejam atendidos conforme as necessidad­es (o Horto tem demandas diferentes de Brotas).

Quanto ao IPTU, não muda.

Necessidad­es Na prática, a mudança permite que os bairros sejam atendidos conforme as necessidad­es. Horto Florestal tem demandas diferentes de Brotas, por exemplo.

IPTU Não sofre alteração.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil