Correio da Bahia

Redes sociais devem conter ódio na internet, afirma Djamila Ribeiro

-

CONEXÕES NEGRAS Alvo de sucessivos ataques nas redes sociais, a filósofa Djamila Ribeiro vem levantando uma discussão sobre o combate ao Racismo Algorítmic­o, dinâmica digital que seria responsáve­l por uma série de violências, sobretudo contra mulheres negras.

Em live no Instagram do CORREIO nessa sexta, com a mediação da jornalista Midiã Noelle, o jornal inaugurou o programa Conexões Negras, em que a escritora defendeu a responsabi­lização das plataforma­s digitais no enfrentame­nto do ódio na internet.

Temas recentes nas esferas de discussão e pesquisa, o assunto surge com a força ganhada pelas redes sociais em nossas vidas, mas Djamila aponta que o fato não é exatamente novo. Em toda história, lembrou, sempre houve ataques de pessoas umas contra as outras. A diferença dos novos tempos é que a internet multiplica e amplifica as questões basicament­e porque há mais gente lendo e falando.

“Todas as mulheres, sobretudo as negras que questionar­am o sistema sofreram represália­s”, disse, citando Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro. “Quando leio sobre os ataques que elas sofriam, eu vejo que é seguir em frente, não tem outra opção. Acho que temos que dizer que existe um ódio generaliza­do contra mulheres negras num país racista e misógino”, afirmou.

O Conexões Negras acontecerá às sextas, às 18h, no Instagram @correio24h­oras. Já estão confirmada­s participaç­ões da promotora Livia Santanna Vaz, da cantora Paula Lima e da professora Nazaré Mota de Lima.

 ?? REPRODUÇÃO ?? A colunista do CORREIO Midiã Noelle conversou com Djamila na live
REPRODUÇÃO A colunista do CORREIO Midiã Noelle conversou com Djamila na live

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil