Correio da Bahia

Faça você mesmo

Tendência Aprenda a criar a sua peça em tie dye, técnica artesanal que virou febre na quarentena

-

Se tem uma moda que vingou nessa pandemia foi o tie dye. O tingimento artesanal virou febre e representa bem a força do “faça você mesmo”, movimento que conquistou a todos nessa época que ficar em casa virou necessidad­e. A estampa que ganhou destaque por conta do movimento hippie, mas tem origem nos tingimento­s ancestrais presentes ao redor do mundo, retorna com força e de uma maneira mais massiva do que nunca.

Adeptos não faltaram para se render à técnica do “amarrar e tingir” - são essas duas palavrinha­s mágicas e a exata tradução do termo em inglês. O agitador cultural Uran Rodrigues (@uranrodrig­ues), foi um deles. “A paixão pelo universo hippie me fez despertar para esse hobby e tingi tudo dentro de casa”, conta. Cortina, lençol e muitas peças de roupas foram ressignifi­cadas. Segundo ele, a vida é muito melhor com cores e o tie dye é uma terapia excelente e grande força de expressão. “As amarrações demonstram sentimento­s em formas de desenhos”, filosofa. Já a microempre­endedora Simoni Teixeira, dona da marca Sibijoux (@sibijoux_ba), resolveu tingir várias peças e fomentar seu negócio, e nem as máscaras escaparam da arte. “Com a pandemia surgiu a obrigatori­edade do uso delas. Com a utilização da técnica, nascem acessórios mais alegres, tudo que estamos precisando agora”, comenta. E você? Já embarcou nessa onda fashion? Aproveita que detalhamos bem todo o passo a passo. Se joga!

MATERIAIS

Para fazer o tingimento com essa técnica, você vai precisar de uma camiseta, de preferênci­a branca, que pode ser fibra natural ou sintética, álcool líquido e tintas para tecido, nas cores que desejar. Quanto mais vibrantes os tons, melhor o resultado. Barbantes, garrafinha­s de plástico na quantidade das cores que vai usar, tesoura e uma bacia para colocar a camisa na hora de tingir completam a lista de apetrechos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil