Correio da Bahia

Filme sobre a violenta década de 1970 é exibido em Veneza

-

CINEMA Um dos filmes que está na Seleção Oficial do Festival de Veneza e concorre ao Leão de Ouro foi exibido ontem: Padrenostr­o, dirigido por Claudio Noce. O drama que aborda os violentos anos da década de 1970 dividiu opiniões e lançou um debate sobre o perdão e a reconcilia­ção. O roteiro centra-se na figura de Valerio, uma criança de 10 anos interpreta­da por Mattia Garaci. O rapaz encontra em Christian, um amigo imaginário, o remédio para a solidão ditada pelo isolamento devido às ameaças de um grupo terrorista contra o pai. A história baseia-se na infância do próprio realizador.

“O filme não consegue comunicar a verdade”, disse Emilio Monreale, crítico do jornal La Repubblica. “Usa a mesma estrutura dos filmes feitos para a televisão... esse imaginário está desgastado”, criticou o jornalista.

Também foi exibido, fora de competição, Sou Greta, documentár­io que segue Greta Thunberg e sua jornada de colegial sueca a ativista global do clima. Segundo a própria adolescent­e, o filme a retrata com precisão como uma “nerd tímida”, disse durante a estreia.

O diretor Nathan Grossman registrou a vida cotidiana de Thunberg por um ano, narrando sua ascensão à fama: do início de sua greve escolar, em agosto de 2018, até suas viagens ao redor do mundo.

Hoje, será exibido, também fora de competição, o documentár­io Narciso em Férias, sobre os 54 dias que Caetano Veloso passou na prisão na virada de 1968 para 1969. O filme é dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, a dupla do documentár­io Uma Noite em 67. Narciso em Férias chega hoje também à plataforma de streaming Globoplay.

 ?? TIZIANA FABI/AFP ?? O italiano Claudio Noce é o diretor do autobiográ­fico Padrenostr­o
TIZIANA FABI/AFP O italiano Claudio Noce é o diretor do autobiográ­fico Padrenostr­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil