Correio da Bahia

Destinos reabertos lotam neste feriadão

Turismo Hospedagen­s em Praia do Forte, Morro de SP e Porto Seguro estão limitadas

- Hilza Cordeiro e Priscila Natividade REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

No topo dos destinos mais procurados da Bahia, Morro de São Paulo, Porto Seguro e Praia do Forte ficaram lotados neste primeiro fim de semana de reabertura turística. De acordo com as prefeitura­s, hotéis e pousadas destes locais fecharam a capacidade máxima entre 50% e 70% de ocupação (a depender do local). A Internacio­nal Travessias, que administra o ferry-boat, vem registrand­o, desde a quarta-feira (2), um fluxo intenso de veículos no terminal de São Joaquim.

Reaberta aos visitantes há apenas dois dias, a cidade de Cairu — onde ficam as ilhas de Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré, Gamboa e Garapuá — tem 80% da sua arrecadaçã­o baseada no turismo e voltou à atividade com 182 das 217 hospedagen­s. A estimativa do município é de que 4 mil turistas deverão curtir essas localidade­s até hoje e a previsão é a mesma para todos os próximos finais de semana deste ano.

Administra­dor de quatro pousadas na ilha, Antônio Carlos Berti conta que já havia uma grande procura pelo destino antes de a prefeitura autorizar a reabertura. Na visão dele, esta retomada turística sem a ocupação máxima dos leitos — e das próprias ilhas — é importante. “Pelo número de protocolos, por tudo que a gente está tendo que fazer para ser seguro, com uso de EPIs, desinfecçã­o de quartos, é bom que se comece com poucas pessoas para a gente ir se adequando. Às vezes, ficamos meio perdidos com a interpreta­ção dos decretos, mas estamos nos adaptando”, diz.

Nativos da ilha ouvidos pelo CORREIO relatam algumas preocupaçõ­es com relação a esse fluxo de turistas porque temem o aumento de casos de covid-19 no local, que é de difícil acesso e tem baixa infraestru­tura médica.

Secretária de Turismo do município, Diana Farias diz que a maioria dos turistas têm chegado com postura consciente em relação aos cuidados necessário­s, mas reconhece que algumas pessoas não têm cumprido a regra do uso de máscaras.

Passados quinze dias após este feriado de Independên­cia do Brasil, a Prefeitura de Cairu fará testagem de 400 trabalhado­res dos meios de hospedagem e, a depender dos resultados, decidirá se flexibiliz­ará o nível de ocupação dos hotéis para mais ou para menos, podendo até mesmo fechar novamente o destino.

PRAIA DO FORTE

Com 70% da capacidade permitida pela prefeitura de Mata de São João, o setor hoteleiro de Praia do Forte registrou até fila de espera, como afirma a proprietár­ia do Hotel Via dos Corais, Rosa Clara Brandão. “Operamos com a nossa capacidade máxima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil