Correio da Bahia

À frente de Feira por mais 4 anos

Colbert Martins (MDB) é o atual gestor da cidade e consegue vencer a disputa após quatro tentativas

-

Enfim, a vitória. Na sua quarta tentativa nas eleições municipais de Feira de Santana para o cargo de prefeito, a Princesinh­a do Sertão finalmente elegeu Colbert Martins (MDB). O político é o atual gestor da cidade, mas não da forma convencion­al.

Em 2016, Colbert foi eleito vice-prefeito de José Ronaldo, que se retirou do cargo em 2018 para concorrer ao pleito de governador do estado. Ele acabou assumindo a cidade. Desta vez, foi eleito nas urnas com 54% dos votos válidos, desbancand­o Zé Neto, do PT, com 45%. E foi de virada. No primeiro turno, o adversário foi melhor nas urnas, com 41% dos votos, contra 38% do agora vencedor.

“Quero agradecer a você, meu amigo e amiga de Feira de Santana. Você que votou conosco, que nos ajudou, participou e lutou, muito obrigado. Devo esta vitória a cada um de vocês. Contem comigo, pois já começo a trabalhar amanhã [hoje], como a gente faz todos os dias. Agradeço pelos novos quatro anos na prefeitura. A partir de janeiro de 2021 estarei ainda mais próximo, peço que continuem me seguindo, abraçando, pois quero abraçar cada um de vocês. Esta vitória é nossa”, disse Colbert, no seu primeiro pronunciam­ento ontem como vencedor.

Na área de Saúde, o prefeito eleito informou em participaç­ão, ao vivo, no programa do CORREIO exibido em todas as redes sociais do jornal após a apuração dos votos, que 2021 será “o ano pós-covid”: “A pandemia não acabou. A covid continua aqui e eu estou pronto com 174 unidades de saúde para vacinar assim que nós estivermos com uma vacina segura.” Ele disse ainda que o município está ampliando a capacidade de testagem contra a doença.

Colbert ressaltou que pretende fazer uma reforma administra­tiva na cidade. “Em janeiro de 2021 nós vamos fazer uma reforma administra­tiva. A forma como a prefeitura de Feira de Santana é organizada hoje já dura 30 anos. Vamos organizar as secretaria­s, estamos pensando nas superinten­dências. Vamos fazer uma mescla de pessoas experiente­s com novas pessoas”, destacou.

A máquina pública e novos aliados foram fundamenta­is para o triunfo nas urnas. “Eu acredito que nessa reta final foi mais trabalho. Nós modificamo­s a nossa comunicaçã­o, ampliamos a nossa rede social. Talvez no primeiro turno tenha havido um relaxament­o, mas agora não. Nós fomos mais fortes e ganhamos em todas as zonas eleitorais de Feira de santana. No segundo turno uma nova eleição aconteceu e nós fomos mais fortes do que antes”, disse ele sobre a disputa no segundo turno.

Nas últimas três eleições que concorreu a prefeito, Colbert perdeu todas para o PFL, hoje DEM. No último, em 2008, ficou com apenas 24,44% dos votos, perdendo para Tarcízio Pimenta. Em 2004 e 2000 perdeu para José Ronaldo, com 19,21% e 33,7% dos eleitores, respectiva­mente. Mas se não pode com o ‘inimigo’, junte-se a ele. Em 2016, Colbert se aliou ao próprio Zé Ronaldo, do DEM, e conquistou a vaga de vice-prefeito. Acabou sendo o caminho para o cobiçado cargo.

Aos 65 anos, o político feirense finalmente vai seguir os passos do pai, Colbert Martins da Silva, que foi eleito prefeito de Feira por duas vezes, nos anos de 76 e 88. Colbert Filho dedicou esta campanha ao pai.

A vaga de prefeito, contudo, não é o primeiro cargo político do prefeito eleito ontem. Antes de finalmente assumir a gestão da cidade, o atual gestor foi deputado estadual, entre os anos de 1991 e 1995, conquistan­do ainda a vaga de deputado federal em três mandatos (1997-1999, 2003-2007 e 2007-2011).

Nascido no dia 2 de outubro de 1952, em Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho se formou em medicina pela Universida­de Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Na capital, foi diretor do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia e vice-presidente da Associação Baiana de Medicina. Em Feira, também foi diretor regional e subsecretá­rio de Saúde, além de professor de Epidemiolo­gia da Universida­de Estadual de Feira de Santana (Uefs) desde 1989. Na vida pública, foi autor do projeto que implantou a Região Metropolit­ana de Feira de Santana, sancionado em 2011.

 ?? ACM DIVULGAÇÃO ?? Colbert Martins já tinha tentado a prefeitura de Feira de Santana em outras três ocasiões; em 2016, foi eleito vice-prefeito
ACM DIVULGAÇÃO Colbert Martins já tinha tentado a prefeitura de Feira de Santana em outras três ocasiões; em 2016, foi eleito vice-prefeito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil