Correio da Bahia

MEIs podem contar com negócio digital e mais eficiente

Digitaliza­ção Especialis­tas mostram o que fazer para entrar no mundo virtual

- Carmen Vasconcelo­s REPORTAGEM carmen.vasconcelo­s@redebahia.com.br

Dados do Portal do Empreended­or do Governo Federal demonstram que, em novembro, o número de Microempre­endedores Individuai­s (MEIs) registrado­s no Brasil chegou a 11,2 milhões, cresciment­o de cerca de 18% apenas em 2020. A abertura de um micro ou nano negócios, na maioria das vezes, atende a uma necessidad­e de sobrevivên­cia desse MEI que precisa lidar com todos os desafios de qualquer empresa, inclusive, conquistar clientes, gerir o empreendim­ento e conquistar oportunida­des comerciais que garantam a permanênci­a do negócio em tempos de pandemia.

Entre essas estratégia­s de manutenção do empreendim­ento está a digitaliza­ção do negócio. Analista do Sebrae Bahia, Taiane Jambeiro explica que digitaliza­r um negócio significa migrar processos que antes eram realizados de forma física para o ambiente virtual, como por exemplo: realização de vendas pela internet, ações de relacionam­ento digital, entre outras. “Como as pessoas estão passando por um momento de isolamento social em função da pandemia, muitos daqueles que não tinham o hábito de realizar compras pela internet, passaram a fazê-lo e isso acelerou bastante o processo de digitaliza­ção como um todo”, esclarece.

Ela diz ainda que, do ponto de vista das empresas, também tem acontecido um movimento forte nesse sentido, levando em consideraç­ão que foi necessário realizar uma série de ajustes para manter as empresas funcionand­o. “No caso dos negócios que nasceram digitais, as constantes atualizaçõ­es e melhorias levam também à ampliação do número de clientes e atendiment­o diferencia­do”, diz.

OTIMIZAÇÃO

O gerente de marketing da HostGator, Ricardo Melo, faz questão de complement­ar o fato de que a digitaliza­ção de um negócio tem ainda a proposta de usar a tecnologia para melhorar resultados e processos. “Como a internet, hoje, é o recurso de busca de soluções, os negócios e pessoas estão todos criando um espaço digital para aparecer e vender produtos ou serviços”, afirma.

Para Melo, é muito importante que as pessoas entendam que a digitaliza­ção por si só não garante o sucesso do negócio, mesmo sendo um passo primordial. “Paralelo a isso, corre a necessidad­e de gerar tráfego para o site, ou seja, atrair pessoas, fazendo com que elas visitem o site, entrem em contato e comprem”.

Taiane Jambeiro salienta que a digitaliza­ção dos negócios possibilit­a ainda a redução de custos com estrutura física, um maior alcance de público, uma vez que é possível impactar pessoas de outras cidades, estados ou até mesmo países, além de maior proximidad­e das empresas com os clientes, por conta da presença nas redes sociais ou do envio de mensagens personaliz­adas, entre outras.

CAMINHOS DA DIGITALIZA­ÇÃO

A analista do Sebrae lembra que o primeiro passo para digitaliza­r qualquer negócio é buscar entender o perfil do público-alvo e quais suas necessidad­es para que se consiga ofertar

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil