Correio da Bahia

Salvador está em ranking das cidades com maior potencial do mundo

-

LEVANTAMEN­TO Salvador voltou ao ranking do Global Cities Report da consultori­a Kearney, em 2020. O relatório anual mede a capacidade e o potencial das localidade­s de atração de capital, pessoas e ideias. Nesta edição, foram avaliadas 151 cidades de todos os continente­s.

O relatório possui dois rankings, o Global Cities Index (GCI) e Global Cities Outlook (GCO), que, juntos, permitem uma análise das posições e perspectiv­as de cada localidade. No GCI, que avalia a atual performanc­e das cidades, Salvador ficou na posição 120. Em 2018, a capital baiana estava em 101º nesta listagem. Para formular este levantamen­to são levados em conta a atividade de negócios, o capital humano, as trocas de informação, a experiênci­a cultural e o engajament­o político.

Já o GCO analisa como as cidades estão criando as condições para conseguire­m estar entre os maiores atores globais no futuro, ou seja, o potencial de cada local. Neste ranking, a capital baiana ficou na 138ª posição. Salvador estava na posição 119 na listagem, em 2018. A consultori­a analisa o bem-estar pessoal, a economia, a inovação e a governança para fazer esta parte do relatório.

A Kearney aponta que estas quatro dimensões são determinan­tes para a capacidade de uma cidade atrair capital humano talentoso, gerar cresciment­o econômico, aumentar a competitiv­idade e garantir a estabilida­de e a segurança.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, comemora o reingresso da capital baiana nos rankings. Para ele, a menção é reflexo de um trabalho da gestão municipal, com a progressão em diversas áreas analisadas pela consultori­a. “Indicadore­s como estes que analisam índices globais de performanc­e identifica­m muito índices de desenvolvi­mento econômico, onde a cidade progrediu muito. Temos o fomento do ambiente de negócios, temos o HUB Salvador, que estimula a rede de startups”, cita.

Edington lembra ainda que Salvador integra a rede C40, sediou o Climate Week, em 2019, e possui o Plano Salvador Resiliente, que tem como objetivo transforma­r a capital em um polo de desenvolvi­mento sustentáve­l e tecnológic­o, capaz de promover a integração das pessoas, a inclusão e a resiliênci­a.

 ?? DIVULGAÇÃO MAX HAACK/SECOM PMS ?? O prefeito ACM Neto entrega as novas ambulância­s do Samu
DIVULGAÇÃO MAX HAACK/SECOM PMS O prefeito ACM Neto entrega as novas ambulância­s do Samu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil