Correio da Bahia

Assalto em Santa Catarina assombra o País

Bando de 30 homens fez moradores de reféns e incendiou caminhão perto de batalhão da PM

- Das agências REPORTAGEM redacao@redebahia.com.br

Em uma ação cinematogr­áfica e assustador­a, cerca de 30 criminosos, com armas de grosso calibre, invadiram e assaltaram uma agência do Banco do Brasil no centro de Criciúma (SC) no início da madrugada de ontem. Para dificultar o trabalho da polícia, várias pessoas foram usadas como reféns pelos bandidos e integrante­s do grupo ainda incendiara­m um caminhão em frente ao batalhão, inviabiliz­ando a saída de algumas viaturas da PM.

Nas redes sociais, moradores postaram vídeos, fotos e gravações de áudio mostrando a ação dos bandidos. Eles

Autoridade­s de Santa Catarina consideram esse o maior roubo a banco já realizado no Estado

Uma sessão da Assembleia Legislativ­a de Santa Catarina foi suspensa em homenagem ao PM Jeferson Luiz Esmeraldin­o, baleado pelos criminosos. Deputados informaram que ele havia morrido. A informação foi desmentida pela PM. Jeferson foi operado e passa bem.

Agentes da Polícia Civil acreditam que - pelos sotaques e pela forma com que agiram o bando é formado por bandidos experiente­s e de outros estados externaram pânico, relatando que os criminosos fizeram centenas de disparos para o alto, alguns atingiram residência­s e intimidand­o reações e pedidos de ajuda.

De acordo com o delegado da Polícia Civil responsáve­l pela investigaç­ão, Ulisses Gabriel, a ação teve início pouco antes da meia-noite, quando começaram os primeiros disparos no batalhão da PM depois que um caminhão foi incendiado. Policiais tiveram que percorrer cerca de 2 quilômetro­s a pé para chegar à agência do Banco do Brasil, no centro da cidade, onde funciona a tesouraria regional do banco.

Não há, até o momento, estimativa sobre quanto foi roubado pelos bandidos. No entanto, pelo menos R$ 340 mil foram recuperado­s em duas mochilas abandonada­s e, posteriorm­ente, roubadas por moradores locais. “Fui acionado por volta da meia-noite. Quando chegamos, populares estavam furtando parte do dinheiro que havia sido abandonado pelos criminosos. Quatro indivíduos foram presos, com os valores dentro de seus apartament­os”, disse o delegado.

30 KG DE EXPLOSIVOS

Como cerca de 30 quilos de explosivos não detonados foram deixados no local, o batalhão antibombas da PM foi acionado. Durante a ação criminosa, algumas pessoas foram abordadas nas proximidad­es da agência e feitas de reféns. “Elas foram colocadas sem camisa na faixa de pedestre”, detalhou o delegado. Ainda segundo ele, diligência­s e perícias continuarã­o sendo feitas no banco. “Há equipes analisando filmagens e câmeras de segurança. Muitos disparos foram efetuados no centro da cidade e vários prédios e construçõe­s foram alvejados”. Durante a troca de tiros, um policial militar foi alvejado. Um refém também foi agredido pelos criminosos. O policial passa por uma cirurgia e o refém está bem, informou o delegado.

Em nota enviada pela PM de Santa Catarina à Agência Brasil, a corporação fala que uma segunda pessoa teria sido alvejada e que mais quatro teriam sido presas tentando roubar as cédulas espalhadas nas ruas. A PM contabiliz­a até o momento R$ 810 mil recuperado­s.

Ainda não há informaçõe­s precisas sobre a origem dos criminosos. No entanto, algumas pessoas que foram abordadas pelos bandidos disseram que eles tinham sotaque diferente dos de Santa Catarina, informou agentes da Polícia Civil do estado. Ao deixarem o local, os criminosos usaram cerca de dez veículos e foram na direção do município de Nova Veneza, a cerca de 10 quilômetro­s de Criciúma, onde teriam abandonado os carros e pego outros veículos.

Mesa 9 (14h) Zé Kleber – Sarau. Com Rodrigo Ciríaco e Elisa Pereira. Mediação de Jéssica Moreira

Mesa 10 (16h) Batidas. Com Regina Porter e Jeferson Tenório. Mediação de Guilherme Henrique

Mesa 11 (18h) Vocigrafia­s Insurgente­s. Com Danez Smith e Jota Mombaça. Mediação de Roberta Estrela D’Alva

 ?? GUILHERME HAUN / AFP ??
GUILHERME HAUN / AFP
 ?? GUILHERME HAHN/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO ??
GUILHERME HAHN/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil