Correio da Bahia

Senador do partido Republican­o pede a renúncia de Trump

-

CRISE NOS EUA O senador republican­o Pat Toomey, representa­nte da Pensilvâni­a, pediu ontem que o presidente Donald Trump renuncie aos 10 dias que restam de seu governo, antes da posse do democrata Joe Biden, que será no dia 20. O parlamenta­r é mais um integrante do partido de Trump a romper com ele depois que apoiadores do presidente invadiram, na semana passada, o Capitólio, a sede do Congresso dos Estados Unidos.

"O presidente entrou numa espiral de um tipo de loucura diferente. Sinto muito se as pessoas não reconhecem isso, eu acho que o que ele fez na semana passada foi extremamen­te diferente dos tuítes ofensivos que eram comuns durante seu governo", disse Toomey.

Toomey é o segundo senador republican­o a pedir que Trump deixe o cargo. Ele se juntou à senadora Lisa Murkowski, do Alasca, no apoio ao pedido de impeachmen­t que deverá ser apresentad­o por parlamenta­res do partido Democrata.

Essa semana, a Câmara dos Representa­ntes planeja votar o novo pedido de impeachmen­t contra Trump, afirmou um dos principais líderes democratas, ontem.

No sábado, 09, reportagem do The Washington Post revelou que Donald Trump pressionou um fiscal da Geórgia para que encontrass­e "alguma fraude" na contagem de votos do estado, um dos antigos redutos trumpistas que foi conquistad­o por Biden na eleição de 03 de novembro.

A ligação revelada pelo jornal americano mostra que o republican­o teria dito que faria do investigad­or um "herói nacional" se ele revertesse o resultado eleitoral a seu favor. Porém, a auditoria liderada pelo fiscal em questão nos mais de 15 mil votos auditáveis na Geórgia não encontrou irregulari­dades.

Biden venceu no estado por uma margem menor do que 0,5 ponto percentual e o resultado foi confirmado em duas recontagen­s. Ainda segundo a reportagem do Post, a semana passada, em um telefonema de uma hora de duração, Trump teria pedido ao secretário de Estado da Geórgia, o republican­o Brad Raffensper­ger, que "encontrass­e votos suficiente­s para reverter sua derrota".

As investigaç­ões sobre o ataque de trumpistas ao Capitólio continuam. Segundo o FBI, a polícia federal americana, nas redes sociais da extrema-direira apoiadores de Donald Trump organizam novos protestos para o dia da posse de Joe Biden.

As polícias da Virgínia e do estado de Washington colocaram agentes de licença enquanto os investigad­ores federais examinam se eles participar­am do ataque ao Capitólio quando estavam fora de seus turnos de serviço. Bombeiros da Flórida e de Nova York também relataram às autoridade­s que alguns membros das corporaçõe­s participar­am dos atos.

da Oxford-AstraZenec­a no Reino Unido. "Nós agora vacinamos cerca de um terço de todos com mais de 80 anos, então estamos progredind­o muito, muito bem".

Segundo reportagem da BBC, será preciso que a Grã-Bretanha aplique 2 milhões de doses de vacina por semana para que o governo cumpra a meta de vacinar mais de 14 milhões de pessoas até meados de fevereiro, incluindo pessoas com mais de 70 anos, pessoas com condições clínicas de vulnerabil­idade e profission­ais de Saúde ou de Assistênci­a Social. A taxa atual é de cerca de 200 mil por dia, revelou Matt Hancock.

Ainda de acordo com a BBC, desde o fim do segundo lockdown na Inglaterra, no início de dezembro passado, o número de pessoas admitidas em hospitais com covid-19 no país tem aumentado rapidament­e a cada dia.

Dados divulgados pelo governo britânico na sexta-feira, 08, revelam que 1.325 pessoas morreram em 24 horas pela doença no país. Foi o maior número diário de óbitos desde o início da pandemia.

Alguns profission­ais de saúde dos hospitais britânicos relataram também que estão atendendo cada vez mais pacientes jovens infectados com novas variantes do Sars-CoV-2.

 ??  ??
 ?? CHIP SOMODEVILL­A/GETTY IMAGES ?? Trump tem mais 10 dias de governo, mas democratas e republican­os querem sua saída
CHIP SOMODEVILL­A/GETTY IMAGES Trump tem mais 10 dias de governo, mas democratas e republican­os querem sua saída

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil