Correio da Bahia

Devido a nova cepa, Itália suspende voos do Brasil

-

MAIS UM PROIBIÇÃO A Itália anunciou no último sábado que decidiu suspender os voos vindos do Brasil e proibir a entrada de passageiro­s que tenham passado pelo país nos últimos 14 dias, devido a preocupaçõ­es com uma nova variante do coronavíru­s originária do Amazonas.

“É fundamenta­l que nossos cientistas possam estudar a nova variante com profundida­de. Nesse meio tempo, vamos escolher o caminho da máxima prudência”, escreveu em rede social o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, que assinou a medida, de acordo com a Deutsche Welle.

Ele também informou que pessoas que chegaram recentemen­te em território italiano vindas do Brasil devem entrar em contato com as autoridade­s de saúde e realizar o teste.

A decisão torna a Itália o segundo país europeu a proibir viajantes do Brasil devido à nova cepa, depois de o Reino Unido ter aplicado um veto similar na última sexta-feira. O governo britânico, contudo, foi mais abrangente e proibiu também passageiro­s de todos os

usar máscaras de proteção completas no transporte público e nas lojas, em vez de apenas coberturas faciais de tecido. Pessoas com baixa renda receberão essas máscaras gratuitame­nte.

O atual bloqueio da Áustria, o terceiro desde o início da pandemia, começou em 26 de dezembro e terminaria em 24 de janeiro. Kurz disse que a Áustria está empenhada em evitar uma situação como a da Grã-Bretanha e da Irlanda, onde as infecções aumentaram acentuada e rapidament­e à medida que novas variantes se instalaram. Até agora, a Áustria registrou quase 390 mil casos de covid-19 e 6.964 mortes relacionad­as à doença. sobretudo em março, foi uma das mais dramáticas do mundo. Atualmente, o país de 60 milhões de habitantes registra uma média de 475 mortes por dia, e as infecções também voltaram a crescer, numa segunda onda que atinge todo o continente.

A Itália somava até ontem mais de 82 mil óbitos ligados ao coronavíru­s, o segundo maior número absoluto da Europa e o sexto maior do planeta, e mais de 2,3 milhões de casos confirmado­s.

Assim como o resto da União Europeia (UE), o país se esforça agora para imunizar sua população. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou na sexta-feira que 1 milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina, quase todas profission­ais de saúde. Segundo o premiê, o número é o maior entre os integrante­s da UE.

A variante brasileira foi anunciada pelo governo japonês no domingo passado, após ter sido identifica­da em quatro passageiro­s que estiveram no Amazonas e desembarca­ram no aeroporto internacio­nal de Tóquio em 2 de janeiro.

 ?? ANDREW PARSONS/AFP ?? Johnson: 14 milhões de britânicos vacinados até meados de fevereiro
ANDREW PARSONS/AFP Johnson: 14 milhões de britânicos vacinados até meados de fevereiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil