Correio da Bahia

ESTADO DE SP TEM PIOR SEMANA DA PANDEMIA

-

PESQUISA O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchtey­n, ressaltou que a propagação da covid-19 segue em ritmo acelerado no estado. "Tivemos a pior semana epidemioló­gica desde o início da pandemia", afirmou, citando um aumento de 77% no número de novos casos ante a semana anterior e de mais de 50% no total de mortes. As internaçõe­s tiveram um aumento na casa dos

30%. "Hoje (ontem) seria um dia que deveríamos estar festejando a vinda das vacinas. Sabemos que ainda temos poucas vacinas para imunizar todo o estado", ressaltou o secretário. O Estado de São Paulo superou a taxa de 70,1% de lotação nos leitos de UTI.

CRISE Mais 15 transferên­cias de pacientes com covid-19 do Amazonas foram realizadas na tarde de ontem para outros estados. Dessa vez, os internados foram encaminhad­os para a cidade de Góias (GO). Ontem pela manhã, também foram transferid­os de Parintins (AM) para Belém dois pacientes. A previsão é que mais cinco pacientes do município devem ser transporta­dos hoje para o Hospital de Campanha de Belém.

Até o momento foram transferid­os 94 pacientes para outros estados, segundo informou a Secretaria de Saúde estadual. A ação faz parte da força-tarefa, em conjunto com o governo federal, para diminuir a lotação dos hospitais públicos do estado diante do aumento do número de internaçõe­s de pessoas infectadas pelo novo coronavíru­s.

Segundo a secretaria, o estado de saúde dos pacientes é estável e, portanto, permite a locomoção área dos internados. Os pacientes transferid­os para Goiás estavam no Serviço de Pronto Atendiment­o (SPA) São Raimundo,

SPA Alvorada, SPA Zona Sul, Hospital e Pronto Socorro (HPS) Dr Aristótele­s Platão Bezerra de Araújo e HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado, todos na capital Manaus.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas contabiliz­ou 232.434 casos da doença no estado. Desde que a presença do novo coronavíru­s no país foi confirmada, no fim de fevereiro de 2020, 6.308 pessoas morreram em decorrênci­a da doença. Entre os casos confirmado­s, 1.766 pacientes estão internados, sendo 1.144 em leitos (475 na rede privada e 669 na rede pública), 598 em UTI (284 na rede privada e 314 na rede pública) e 24 em sala vermelha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil