Correio da Bahia

AINDA TEM DÚVIDAS SOBREA VACINA? O CORREIO TE AJUDA A ENTENDER

-

sente à cerimônia. O governador Rui Costa também irá participar do ato.

O início da imunização em Salvador estava programado para às 10h de amanhã.

Porém, após o aval da Anvisa e o início da distribuiç­ão das doses, ontem, a prefeitura optou por antecipar a imunização.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também há a possibilid­ade de estender o horário dos serviços para às 22h durante a semana; além de funcionar aos sábados, domingos e feriados. Para garantir maior segurança à população, será solicitado apoio dos profission­ais de segurança para escoltar o transporte das doses e atuar nos locais de vacinação.

O Plano Nacional de Vacinação apresenta contraindi­cações para menores de 18 anos, gestantes e lactantes porque as vacinas não foram testadas nesses grupos. Segundo o médico alergista Jorge Benevides, que atua no Cento Médico Garibaldi, as pessoas que já têm processos alérgicos pré-existentes devem ficar atentas. "Quem tem alergia a frutos do mar e ovo, por exemplo, deve ter atenção. Mas a gente não tem conhecimen­to neste exato momento de ninguém com alergia prévia que tenha tomado a vacina e desenvolvi­do algum quadro aqui no Brasil", pontua. Para quem ainda têm dúvidas sobre como funcionará a campanha de vacinação, o CORREIO preparou um guia com perguntas e respostas que ajudam a entender todo o processo. Confira: precisa apresentar relatório médico que comprove a prioridade. Quem for se vacinar não precisa ter cartão de vacinação. A prefeitura vai contar com sistema informatiz­ado para fazer ou atualizar o cadastro dos vacinados. O acompanham­ento é exigência da Anvisa.

O intervalo entre as aplicações deve ser de 14 a 28 dias.

O Instituto Serum da Índia, que produz 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZenec­a, acredita que os imunizante­s devem ser enviados ao Brasil em duas semanas. O Instituto Butantan pediu ontem à Anvisa nova autorizaçã­o para uso emergencia­l de mais 4 milhões de doses da Coronavac.

A imunidade só é garantida entre 30 e 60 dias após a aplicação da segunda dose da vacina. Por isso, as autoridade­s de saúde pública recomendam que os protocolos de segurança sejam mantidos, com uso rotineiro da máscara facial, higiene com álcool em gel e zero aglomeraçõ­es. Há a possibilid­ade de que, mesmo vacinada, uma pessoa pegue o novo coronavíru­s, não desenvolva a doença, mas transmitas, principalm­ente porque a imunização não irá acontecer em todas as pessoas ao mesmo tempo.

Live Para tirar todas as dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19, o programa #SaúdeeBemE­star, apresentad­o nesta terça-feira (19) pelo jornalista @jorgegauth­ier, no Instagram @correio24h­oras receberá Doiane Lemos (@doianesouz­a), a subcoorden­adora de Doenças Imunopreve­níveis da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (@smssalvado­r). O programa começa pontualmen­te às 18h. Quer participar e mandar suas dúvidas? Envie sua pergunta para o WhatsApp (71) 987579445; ou comente no link do Instagram nessa postagem: glo.bo/ 2M2ewJr

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Osid abriga idosos e também profission­ais de saúde, que estão entre os primeiros a receber vacina
DIVULGAÇÃO Osid abriga idosos e também profission­ais de saúde, que estão entre os primeiros a receber vacina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil