Correio da Bahia

A fila da vacina começa a andar

No primeiro dia de imunização, mais de 1,3 mil recebem a primeira dose em Salvador

-

O primeiro dia de vacinação contra a covid-19 em Salvador teve um saldo de 1.397 imunizados até às 20h de ontem, informou o Vacinômetr­o da prefeitura, que permite acompanhar a campanha em tempo real. A imunização dos baianos começou oficialmen­te às 7h, com uma cerimônia no santuário da Santa Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa, com as presenças do prefeito Bruno Reis (DEM) e do governador Rui Costa (PT). Quatro pessoas receberam as suas primeiras doses no evento, marcando o começo da luta para derrotar a pandemia no estado.

Na capital, a vacinação no primeiro dia ocorreu em sete locais diferentes. Além das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), na central de regulação do Serviço de Atendiment­o Móvel de Urgência (Samu), no Hospital Municipal, no abrigo Dom Pedro II e nas Unidades de Pronto-Atendiment­os e gripários de Pirajá, Barris e Brotas.

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho, 53 anos, do Hospital Instituto Couto Maia foi a primeira vacinada do estado, seguida pela idosa Lícia Pereira Santos, 86 anos, assistida pelas Osid, o médico socorrista do Samu, Uenderson Barbosa, 30 anos, e a enfermeira indígena Deysianne Tuxá. Às 8h30, a vacinação começou nos outros pontos.

"Estou me sentindo bem e solicito a todos os irmãos baianos que se vacinem também. Não tenham medo. A vacina irá impedir uma forma grave ou moderada da covid. Não deem ouvidos a comentário­s que não são benéficos. Se vacinem, continuem mantendo o distanciam­ento social, uso de máscara e lavem as mãos. Isso vai garantir uma vida melhor para todos", pediu a enfermeira.

Hoje, como trabalhamo­s muito ao longo desses meses, começamos a ver a luz no final do túnel Rui Costa Governador, sobre começo da vacinação

MADRUGADOR­ES

O prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa chegaram cedo às Osid e destacaram a importânci­a da vacinação.

Ao todo, 188 mil pessoas deverão receber a vacina na Bahia inicialmen­te. Segundo o governo do estado, 376.600 doses da CoronaVac chegaram à Bahia. Salvador recebeu 42 mil doses, suficiente­s para imunizar cerca de 21 mil pessoas. Os primeiros a serem vacinados fazem parte do grupo prioritári­o: idosos que vivem em asilos, trabalhado­res da saúde que atuam na rede de urgência e assistênci­a direta aos pacientes com covid-19 (UPAs, gripários, Samu 192) e hospitais, incluindo os de campanha. A prefeitura ressalta que a população não deve se direcionar a nenhum ponto de vacinação neste momento.

O plano inicial para a primeira fase prevê que todos os trabalhado­res da área da saúde e toda a população idosa a partir de 75 anos seja vacinada. Além disso, idosos com 60 anos ou mais que vivem em instituiçõ­es de longa permanênci­a, asilos ou instituiçõ­es psiquiátri­cas, e toda a população indígena, aldeados e povos ribeirinho­s também devem ser imunizados. São 168.355 pessoas.

Em Salvador são 23 centros, 9 pontos de drive-thru, 73 instituiçõ­es de longa permanênci­a e asilos, instituiçõ­es hospitalar­es (para portadores de doenças crônicas internados e trabalhado­res da saúde), domicílios para acamados e vacinação nas ruas. Um desses locais é o Complexo de Saúde Clementino Fraga, nos Barris.A prefeitura ainda vai divulgar os demais pontos.

A vacinação na capital ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também há a possibilid­ade de estender o horário dos serviços para às 22h durante a semana; além de funcionar aos sábados, domingos e feriados. Para garantir maior segurança à população, será solicitado apoio dos profission­ais de segurança para escoltar o transporte das doses e atuar nos locais de vacinação.

 ?? ARISSON MARINHO ?? A enfermeira Maria Angéica Carvalho, 53 anos, foi a primeira imunizada contra o coronavíru­s em Salvador
ARISSON MARINHO A enfermeira Maria Angéica Carvalho, 53 anos, foi a primeira imunizada contra o coronavíru­s em Salvador
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil