Correio da Bahia

Maia: ‘China acelerará envio de insumos para vacinas’

-

PANDEMIA Após se reunir com o embaixador chinês, Yang Wanming, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), descartou possíveis obstáculos políticos como motivo para o atraso do envio de insumos para a produção da vacina contra a covid-19 no Brasil. Segundo ele, houve compromiss­o do representa­nte da China para acelerar os trâmites para a importação das matérias-primas. Maia afirmou ainda ter informaçõe­s de que não houve diálogo entre o governo brasileiro e a embaixada, apesar da iminência de paralisaçã­o da vacinação contra covid-19 no país por falta de insumos.

"Ele (Wanming) abriu a conversa já tratando que de forma nenhuma haveria obstáculos políticos para exportação dos insumos da China. Falou da importânci­a da relação do Brasil com a China, do governo de São Paulo. Parabenizo­u o governador João Doria e o Instituto Butantan, da vacina que já começou a ser utilizada", disse Maia. "O embaixador me disse que não havia obstáculo político, havia problema técnico".

Maia pediu a audiência com o embaixador após o Instituto Butantan alertar sobre a possibilid­ade de paralisaçã­o da vacinação contra a covid-19 no país por falta de matéria-prima. A campanha de imunização começou com apenas seis milhões de doses da Coronavac, importadas da China. Anteontem, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que a entrega da vacina de Oxford contra a covid-19 vai atrasar de fevereiro para março devido à demora na chegada do insumo farmacêuti­co ativo (IFA), que vem da China.

A iniciativa de Maia ocorre também após integrante­s do governo brasileiro entrarem em conflito com os chineses em outras ocasiões. O presidente Jair Bolsonaro e membros do governo, como o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, têm nos últimos meses feito críticas ao governo chinês e colocado em dúvida a eficácia da vacina produzida pelo país asiático.

Além disso, nas redes sociais, o deputado Eduardo Bolsonaro, filh do presidente, havia vinculado o governo chinês à "espionagem" por meio da tecnologia 5G, o que provocou protesto dos chineses. Para o Itamaraty, chefiado

PRIVILÉGIO­S O Ministério Público (MP), a Defensoria Pública e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Amazonas questionar­am o governo do estado sobre o número de doses da Coronavac recebidas, o rateio entre as cidades e a lista de profission­ais de saúde imunizados. A vacinação do filho de um deputado estadual e de duas irmãs filhas de um empresário por Ernesto Araújo, a réplica chinesa criou "fricções desnecessá­rias" e prejudicou a boa relação entre os países.

Maia admitiu a existência dos ruídos provocados pelo governo brasileiro em relação à China, mas afastou uma possibilid­ade de retaliação por causa disso. "Não acredito de forma nenhuma que China vai retaliar produção de vacinas no Brasil", disse o parlamenta­r.

"Sabemos das críticas exageradas e equivocada­s do governo brasileiro à China, mas não cabe focarmos nesse problema. Governos são transitóri­os, o que se espera é que esse governo dure quatro anos no máximo", afirmou. Para Maia, a maioria dos brasileiro­s sabe da importânci­a da reunião bilateral com China.

Não acredito de forma nenhuma que China vai retaliar produção de vacinas no Brasi Rodrigo Maia Presidente da Câmara dos Deputados

local, todos médicos recém-formados, motivou críticas, ontem.

Na noite de anteontem, David Dallas e as gêmeas Gabrielle e Isabelle Kirk Lins publicaram fotos nas redes sociais do momento em que eram vacinados. O jovem é filho do deputado estadual Wanderley Dallas (Solidaried­ade). Elas, de 24 anos, são filhas dos donos da universida­de

e hospital Nilton Lins, alugado como hospital de campanha. Os três não atuavam na linha de frente contra a covid-19.

Isabelle teve nomeação publicada no Diário Oficial do Município um dia antes da vacinação. Os outros dois tiveram a nomeação publicada no dia seguinte. Eles não ocupam cargos de médicos, mas de gerentes de

 ?? MICHEL JESUS/CÂMARA DOS DEPUTADOS ?? Presidente da Câmara conversou ontem com o embaixador chinês
MICHEL JESUS/CÂMARA DOS DEPUTADOS Presidente da Câmara conversou ontem com o embaixador chinês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil