Correio da Bahia

AVIÃO COM VACINAS ENTROU NA ROTA DE AERONAVE DA GOL

-

POR POUCO Um avião do governo do Paraná que transporta­va vacinas CoronaVac ficou a apenas 25 segundos de se chocar com uma aeronave operada pela Gol, na terça-feira, próximo ao aeroporto Afonso Pena, que atende a Curitiba e fica no município vizinho, São José dos Pinhais.

O motivo foi uma curva fora do padrão feita pelo monomotor modelo Cessna Grand Caravan, que ia de Curitiba para Londrina. A rota incluía uma curva para a esquerda, mas foi feita para a direita, e com isso acabou entrando na rota do avião da Gol, que havia saído de Guarulhos (SP) e estava em procedimen­to para pouso no aeroporto de Curitiba.

Em um áudio do controle de tráfego aéreo, é possível ouvir a controlado­ra orientando os pilotos da Gol a “subir ou descer na rota” para evitar a colisão - eles subiram. A separação vertical entre os dois aviões foi de 358 metros (1.175 pés), enquanto o Boeing descia e o Cessna subia.

Em nota, o governo do Paraná mencionou falha no piloto automático. “Segundo relato do comandante da aeronave prefixo PP-MMS, após todos os procedimen­tos técnicos de decolagem, o piloto automático, devidament­e acoplado, apresentou uma atitude inesperada, curvando à direita. Diante disso, a tripulação tomou os procedimen­tos técnicos necessário­s, porém este não respondeu de imediato”. A Força Aérea Brasileira apura a ocorrência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil