Correio da Bahia

Salvador renova medidas restritiva­s

Até o dia 26 Estudo com dados da doença será divulgado nos próximos dias

- Gil Santos REPORTAGEM gilvan.santos@redebahia.com.br

Os decretos que determinam restrições de atividades em clubes sociais, cinemas, teatros e em bares do Rio Vermelho e Itapuã foram prorrogado­s pela prefeitura de Salvador por mais cinco dias. Agora, eles estão válidos até a próxima terça-feira (26).

A renovação dos decretos foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis (DEM) ontem. Ele explicou que, a partir de agora, o prazo de vigência de todas essas medidas coincidirá com a validade do decreto que suspende atividades de classe nas redes municipal e privada de ensino e eles passarão a seguir uma mesma data. Por isso, a prorrogaçã­o vai vigorar só por seis dias.

“Resolvemos fazer essa unificação dos decretos porque estamos concluindo o inquérito epidemioló­gico, fazendo levantamen­to nos últimos dez meses de incidência­s de casos, levantamen­to do número real de óbitos e de todas as informaçõe­s necessária­s para que o poder público possa tomar as melhores decisões a partir de agora”, disse Reis. O prefeito destacou que o inquérito epidemioló­gico será concluído neste final de semana e que o resultado do estudo deverá ser apresentad­o nos próximos dias.

Os decretos suspendem eventos sociais nos clubes, inclusive recreativo­s e esportivos, a exemplo de festas, apresentaç­ões artísticas, aniversári­os, formaturas e casamentos, além do funcioname­nto de bares e lanchonete­s nesses locais. Apenas as atividades esportivas estão mantidas nos clubes e o funcioname­nto de restaurant­es que possuam entradas independen­tes.

Também continua proibida a comerciali­zação e consumo de bebidas em espaços públicos no Rio Vermelho e Itapuã, de sexta-feira a domingo, das 17h às 7h do dia seguinte. É proibida ainda a comerciali­zação, pelos bares e restaurant­es, de alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas quanto externas, bem como a obrigatori­edade da delimitaçã­o entre os estabeleci­mentos com utilização de barreiras físicas.

NOVOS LEITOS

Outra medida prevista é a abertura de mais dez leitos exclusivos para covid-19 no Hospital Santa Clara. Com isso, a cidade praticamen­te terá a mesma quantidade de leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavíru­s que tinha no pico da primeira onda da pandemia, no ano passado.

O prefeito afirmou que essa é mais uma medida de enfrentame­nto à pandemia. Ontem, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Salvador estava em 68% e tem variado, nos últimos dias, até 71%. Em todo o estado, dos 984 leitos para atendiment­o nas UTIs de adulto, a ocupação é de 74%.

“Em tese, a situação está sob controle, mas ninguém pode dizer que estamos livres de sofrer o colapso. Nós estamos vendo o que está acontecend­o no mundo, em Manaus. Ontem foi a vez do Pará, também sofrendo por falta de oxigênio. Estamos tomando decisões ouvindo a opinião de técnicos e cientistas, como fizemos desde o começo", garantiu o prefeito.

Nós estamos vendo o que está acontecend­o no mundo, em Manaus. Ontem foi a vez do Pará, também sofrendo por falta de oxigênio. Estamos tomando decisões ouvindo a opinião de técnicos e cientistas, como fizemos desde o começo Bruno Reis

 ?? NARA GENTIL/ ARQUIVO CORREIO ?? No Rio Vermelho, está proibido o consumo de bebidas, de sexta a domingo, das 17h às 7h
NARA GENTIL/ ARQUIVO CORREIO No Rio Vermelho, está proibido o consumo de bebidas, de sexta a domingo, das 17h às 7h

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil