Correio da Bahia

Funcionári­os da Ford fazem novo protesto

-

DEMISSÃO EM MASSA Os trabalhado­res da Ford voltaram a protestar na manhã de ontem contra a saída da empresa do Brasil e a demissão em massa de 12 mil funcionári­os diretos, segundo o sindicato. O ato aconteceu na fábrica da montadora em Camaçari, que permanece fechada desde 11 de janeiro. Desde então, apenas duas reuniões entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgic­os de Camaçari foram realizadas.

“A primeira foi para agendar o calendário de reuniões e na segunda eles nos apresentar­am uma proposta desrespeit­osa e tão vergonhosa que a gente nem levou para assembleia. Não existia possibilid­ade de aceitarmos. Eles colocaram valores que não vale a pena falar. Tem outra reunião na próxima segunda-feira e queremos que o Ministério Público esteja junto”, disse Júlio Bonfim, presidente do sindicato.

Durante a manifestaç­ão, os cerca de 2 mil trabalhado­res penduraram uniformes em uma cerca que contorna a sede da montadora. Na farda, foram escritas frases de ordem e nomes de familiares que também serão afetados com a perda dos empregos. O sindicato luta para que empresa continue produzindo em Camaçari, respeitand­o o acordo de estabilida­de até 2024 assinado com a categoria.

Esta semana, Júlio Bonfim e representa­ntes do governo

Cerca de 2 mil trabalhado­res penduraram suas fardas na sede da montadora com frases de ordem

estadual tiveram reuniões com o Ministério Público, que está dimensiona­ndo o impacto da saída da montadora do país, e com as embaixadas da Coreia do Sul, Índia e Japão, manifestan­do interesse que empresas desses países ocupem o lugar da Ford. “Ontem também teve reunião com a embaixada chinesa. Nós esperamos que venha uma nova montadora, mas sabemos que isso não é de uma hora para outra”, disse Júlio.

 ?? SINDICATO DOS METALURGIC­OS DA BAHIA/DIVULGAÇÃO ?? O ato aconteceu na sede da empresa, em Camaçari
SINDICATO DOS METALURGIC­OS DA BAHIA/DIVULGAÇÃO O ato aconteceu na sede da empresa, em Camaçari

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil