Correio da Bahia

Alemanha detecta variante brasileira do novo coronavíru­s

-

COVID-19 A Alemanha registrou na sexta-feira seu primeiro caso da variante brasileira do novo coronavíru­s, particular­mente infecciosa, informaram autoridade­s sanitárias do estado de Hesse, no centro do país.

A pessoa infectada voltou recentemen­te de uma viagem ao Brasil e exames laboratori­ais revelaram que ela havia sido infectada com a nova cepa originária do estado Amazonas, disse o ministro regional de Assuntos Sociais, Kai Klose, a jornalista­s.

O viajante está isolado, e as outras pessoas que estavam no avião foram informadas para que façam quarentena. A identidade dele(a) não foi revelada, tampouco as cidades brasileira­s por onde passou.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Sociais do estado de Hesse, essa pessoa está assintomát­ica e desembarco­u no aeroporto de

A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, distribuiu biscoitos aos militares da Guarda Nacional que patrulhava­m o Capitólio na sexta-feira. Ela disse que foi um agradecime­nto por terem protegido a família dala. FOTO:JACQUELYN MARTIN/AFP

Frankfurt, o principal do país e um dos mais movimentad­os da Europa. A confirmaçã­o de positivo para a covid-19 ocorreu mediante um exame de RT-PCR.

A virologist­a Sandra Ciesek, uma das cientistas alemãs mais renomadas sobre o coronavíru­s, afirmou que o hospital universitá­rio de Frankfurt foi informado na quinta-feira sobre a pessoa infectada e assintomát­ica que estava a bordo de um voo procedente do Brasil naquele dia. Ela destacou, no entanto, que o estudo detalhado sobre o teste continua em andamento. isso porque, geralmente, a maneira mais eficiente para a verificaçã­o da cepa do vírus é por meio do sequenciam­ento genético, o que requer mais tempo.

Diversas variantes detectadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil preocupam há algumas semanas a comunidade internacio­nal, que se questiona especialme­nte sobre a infecciosi­dade e a eficácia das vacinas contra elas. A Alemanha também já registrou em seu território casos das mutações britânica e sul-africana do coronavíru­s. Até o momento, o país europeu não restriungi­u voos oriundos do Brasil.

A gente pode fazer o que quiser, mas não teremos sucesso se os outros não trabalhare­m junto. Caso contrário, teremos que considerar medidas como restrições à entrada Angela Merkel Chanceler da Alemanha, na terça-feira, ao cobrar dos países vizinhos europeus esforços para conter a disseminaç­ão do vírus

 ?? HALLDOR KOLBEINS / AFP ??
HALLDOR KOLBEINS / AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil