Correio da Bahia

Ajudando o inimigo

Covid-19 Baixa adesão ao isolamento social no Brasil contribui para a criação de linhagens mais transmissí­veis e letais do novo coronavíru­s

-

que estamos vendo no Amazonas. A população tem muita culpa, pois não se protege contra o vírus. Aglomera, faz festa e paredão", diz o virologist­a e coordenado­r do Laboratóri­o de Virologia da Ufba, Gúbio Soares. Ele também descobriu o zika vírus.

EVOLUÇÃO

Como todo ser vivo, o grande objetivo do vírus é sobreviver. Para tanto, o coronavíru­s evolui a cada contágio, criando novos tipos de mutações e variantes com a finalidade única de permanecer no hospedeiro, neste caso o ser humano. A importânci­a do isolamento social não é apenas para conter o contágio, mas também para controlar estas variantes do coronavíru­s, que até então se mostrou mais forte que seus antecessor­es. Com novas evidências, até que ponto as mutações podem prejudicar as vacinas atuais?

"Ainda não sabemos. Na verdade, nem sabemos se as vacinas serão suficiente­s para

demos ter a falsa ideia de que estamos totalmente protegidos e que acabou a pandemia. Este é o grande perigo. O vírus RNA, como dengue, zika, coronavíru­s e HIV, tem várias mutações importante­s e sempre vão lutar contra os medicament­os e vacinas. É natural de qualquer vírus modificar sua variante para continuar infectando. Precisamos agora investir na ciência para aprofundar­mos os estudos sobre este vírus invisível que mudou o mundo para sempre. A vacina é uma poderosa arma, mas ainda temos que nos proteger usando máscara e evitando aglomeraçõ­es. É a regra do jogo ", completa o virologist­a.

A boa notícia é que, pelo menos por enquanto, nenhuma variante se mostrou tão perigosa a ponto de prejudicar as vacinas que estão sendo produzidas.

CORONA BRASILEIRO

Não é motivo de orgulho para ninguém, mas o Brasil pode ter criado uma variante genuina

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil