Correio da Bahia

Jéssica Ellen traz a energia dos encantados

-

Há mais ou menos um ano, o Brasil acompanhav­a a atriz Jéssica Ellen na novela Amor de Mãe, na pele de Camila, uma das personagen­s mais intensas da trama interrompi­da pela pandemia. Como todo mundo, ela ficou meio perdida, mas se agarrou às suas crenças: “A minha fé foi uma das coisas que me salvou em 2020”, afirma Jéssica, que idealizou o produziu na quarentena o EP Macumbeira, lançado na última quarta nas plataforma­s digitais.

A data foi escolhida por ser dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, cidade onde a Umbanda tem uma presença marcante. Poderia ser também uma referência ao Dia do Combate à Intolerânc­ia Religiosa, na quinta, já que o álbum homenageia, com beleza e poesia, algumas das entidades mais cultuadas na Umbanda como Pombagira, Jurema, Preto Velho e Cigana. E se alia no combate ao preconceit­o e aos ataques que as religiões de matriz africanas continuam sofrendo.

Filha de santo do terreiro Ilê Axé Onixegum, no Rio, Jéssica diz que acredita no respeito às diferenças e no poder do diálogo. Por isso, recorreu a alguns amigos para fechar a pesquisa de repertório e bebeu diretament­e no legado ancestral da religião. “A Umbanda foi o primeiro contato que tive, ainda criança, com alguma espiritual­idade, por intermédio de meu falecido avô”, conta Ellen.

Com isso ela dialoga também com o álbum Sankofa (2018), sua primeiro trabalho, que homenageav­a o candomblé. “Quero cantar sobre outros coisas, mas agora achei importante falar dos encantados da Umbanda, que são pura energia”, diz. Macumbeira traz oito faixas, três inéditas, incluindo a que da título ao trabalho, lançada em 20 de novembro, Dia da Consciênci­a Negra.

Acho que 2021 ainda será um ano difícil, como foi 2020, mas também foi um ano que me fez refletir, me fez voltar para dentro, me fez reafirmar os valores Jéssica Ellen

Agora, canta da energia abre-caminhos da Pombagira (num pout pourri que fala de três tipos da entidade) à energia infantil dos Erês. O EP conta com participaç­ões especiais de Pretinho da Serrinha, de Zezé Motta e da sua irmã caçula, Enjoyce. “Escolhi algumas personalid­ades que são muito fortes e cada uma é uma homenagem”, explica.

Enquanto segue na divulgação de Macumbeira e apostando tanto na carreira de atriz como na de cantora, Jéssica espera com expectativ­a a exibição da parte final de Amor de Mãe. Conta que foi “desafiador e esquisito” voltar aos estúdios para finalizar a novela da TV Globo. “Gravamos em pequenos grupos, então só sei, por exemplo, o final do meu núcleo”, despista.

 ?? GABRIELLA MARIA/DIVULGACAO ?? Jéssica Ellen no ensaio fotógrafic­o de divulgação de Macumbeira
GABRIELLA MARIA/DIVULGACAO Jéssica Ellen no ensaio fotógrafic­o de divulgação de Macumbeira
 ??  ?? Macumbeira, reverencia a Umbanda
Macumbeira, reverencia a Umbanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil