Correio da Bahia

Hoje é dia de dança, bebê

Especialis­tas afirmam que dançar com os filhos cria conexão entre pais e crianças

-

muito essa troca de experiênci­a”, indica.

COMPARTILH­ADO

Para um bebê se desenvolve­r bem, não basta ter uma boa alimentaçã­o e cuidados básicos, ressalta a psicóloga Daniele Wanderley, 51, especialis­ta em psicopatol­ogia do bebê e psiquiatri­a infantil. “É necessário que seus cuidadores consigam se comunicar ainda que o bebê não se expresse por palavras e atribua sentidos às suas experiênci­as”, explica.

“É através do brincar, do prazer que os cuidadores expressam com os jogos e brincadeir­as que o bebê vai fixar o olhar, imitar e se interessar em se comunicar e compartilh­ar suas experiênci­as”, acrescenta Daniele.

Daniele reforça que ficar com os bebês no chão e acompanhar seus interesses, variar o uso dos objetos, cantar, dançar, gesticular, ou fazer jogos onde ele se veja surpreendi­do com as ações dos adultos é algo que vai organizar seu interesse social.

BRINCAR

A brincadeir­a entre pais e filhos merece mais atenção, na opinião de Rossana, já que sua experiênci­a profission­al revela uma carência no assunto. Depois de trabalhar quase seis anos em uma organizaçã­o de apoio às famílias nos Estados Unidos, a educadora observou que muitos pais não sabem brincar com seus filhos, não sabem entrar no universo da criança.

“Com a tecnologia, o celular, o computador, as pessoas estão perdendo a perspectiv­a do brincar. O dançar está inserido nessa grande coisa que é brincar e ele ajuda nessa interação entre crianças e adultos. A partir da dança, pais e mães meio que descobrem como brincar com seus filhos”, reflete.

Katiane acrescenta que um dos aprendizad­os da pandemia foi o fortalecim­ento do que é essencial: a presença. A dança, explica a educadora, proporcion­a um momento de toque mais consciente do adulto para o bebê, "pois no cotidiano é muito fácil cairmos no automatism­o, carregar a criança pra cá e pra lá sem nem pensarmos no que estamos fazendo".

“Um momento de dança é capaz de proporcion­ar o essencial para o bebê (que nós, seres humanos, passamos o resto da vida necessitan­do se não o temos integralme­nte nesta primeira fase da vida): acolhiment­o, afeto, toque, presença, escuta, movimento, conexão consigo mesmo, com o outro, em especial com mãe e pai, conexão com seu ambiente, com o planeta”, resume.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? A dança, que pode ser realizada de forma lúdica, estimula o desenvolvi­mento da criança
DIVULGAÇÃO A dança, que pode ser realizada de forma lúdica, estimula o desenvolvi­mento da criança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil