Correio da Bahia

DESEMPENHO QUE DEU RESULTADO

Vitória Com Rodrigo Chagas, Leão tem quase 50% de aproveitam­ento na Série B

- Daniela Leone REPORTAGEM daniela.leone@redebahia.com.br

Coube a Rodrigo Chagas a missão de salvar o Vitória do rebaixamen­to. E ele está perto de cumpri-la. A duas rodadas do fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro precisa somar apenas um ponto para garantir a permanênci­a na segunda divisão e vai buscá-lo diante do Botafogo-SP, amanhã, às 21h30, no Barradão. Outra oportunida­de é na rodada derradeira do torneio, diante do Brasil de Pelotas, sexta-feira, no estádio Bento Freitas.

O cenário vermelho e preto na reta final da competição foi facilitado pelo Figueirens­e, que perdeu para o Juventude por 2x1, no estádio Alfredo Jaconi, em partida disputada na última sexta-feira, na abertura da 37ª rodada. Com esse resultado, a equipe catarinens­e, 17ª colocada, só consegue alcançar os mesmos 42 pontos que o Vitória tem atualmente, com um jogo a menos. O rubro-negro ocupa o 16º lugar.

Antes técnico da equipe sub-20, Rodrigo Chagas foi o 5º treinador a ser efetivado pelo Vitória na temporada e está desempenha­ndo papel importante na luta que o clube ainda está travando contra o rebaixamen­to. Após nove jogos, quatro como interino e cinco como técnico jogos fez Rodrigo Chagas pelo Leão: três vitórias, quatro empates e duas derrotas de fato, ele tem aproveitam­ento de 48,1%, inferior apenas ao de Geninho, que obteve 50,6% em 25 partidas. O rendimento do Leão com Rodrigo é muito superior ao que foi quando estava sendo treinado por Bruno Pivetti (36,8%), Eduardo Barroca (29,6%) e Mazola Júnior (25%).

Com Rodrigo Chagas à beira do campo, o Vitória festejou três triunfos, diante de CRB (2x1), Paraná (4x1) e Guarani (2x1), os dois últimos como visitante. Aliás, o rubro-negro só venceu fora de casa no campeonato sob o comando do técnico. Ele também teve quatro empates, com Cuiabá (3x3), Operário (1x1), Avaí (2x2) e Chapecoens­e (0x0). As duas derrotas foram para Confiança (3x2) e América-MG (4x0).

No quesito gols marcados e sofridos, equilíbrio. Em nove jogos, o Vitória marcou 16 gols, mas também sofreu 16, o que representa uma média de 1,7 por partida, tanto no setor ofensivo como defensivo. A defesa lamentou o mesmo número de gols no primeiro e segundo tempo dos jogos: oito em cada. Já os atacantes foram mais efetivos na etapa final, quando comemorara­m nove tentos. Os outros sete saíram antes do intervalo.

Vice-artilheiro da Série B, com 16 gols, Léo Ceará marcou oito deles em jogos comandados por Rodrigo Chagas. Fernando Neto e Vico anotaram dois e são os vice-artilheiro­s do treinador. Rafael Carioca e Thiago Lopes fizeram um cada. Jean (Paraná) e Ednei (Cuiabá) contribuír­am marcando contra. O maior garçom é o atacante Vico, com três assistênci­as, mas outros seis jogadores também serviram os companheir­os: Rafael Carioca, Léo, Thiago Lopes, Leocovick, Alisson Farias e Mateusinho.

PERTO DA DESPEDIDA

Falando em artilharia, o destino do atacante Léo Ceará após a Série B foi finalmente revelado: será o Japão, onde ele vai vestir a camisa 9 do Yokohama Marinos. O clube japonês anunciou a contrataçã­o em suas redes sociais no último sábado.

“Temos o prazer de informar que Léo Ceara, que pertence ao EC Vitória (Brasil), foi extraofici­almente decidido a aderir à transferên­cia. Além disso, devido às novas restrições de imigração para a nova infecção por coronavíru­s pelo governo japonês, um exame médico será conduzido assim que entrar no Japão e um contrato formal será feito”, informou o clube.

O jogador, por sinal, já falou como novo integrante da equipe. “Prazer em conhecê-los, torcedores e apoiadores, sou Léo Ceara. Fico grato e feliz por poder enfrentar novos desafios no Japão. Quero entrar para o time o mais rápido possível e dar o meu melhor para contribuir. Farei o meu melhor para alegrar os nossos fãs, por isso, nos dê o seu apoio”.

O rubro-negro não receberá nada pela transferên­cia. O contrato do jogador com o Leão termina ao fim da Série B. O Vitória tentou evitar que isso acontecess­e e chegou a afastar o centroavan­te do elenco duas vezes no ano passado, como forma de pressionar para renovar o contrato, mas ele não quis.

 ?? LETÍCIA MARTINS/ EC VITÓRIA ?? Rodrigo tem jogo decisivo pelo Vitória amanhã
LETÍCIA MARTINS/ EC VITÓRIA Rodrigo tem jogo decisivo pelo Vitória amanhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil