Correio da Bahia

PREVISÃO TEMPO

- Solcom nuvens e chuva passageira durante o dia Sol com nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite

HOJE

AMANHÃ

tizar a necessidad­e de adotar as medidas de prevenção à doença, como o uso de máscaras, a higienizaç­ão frequente das mãos, o distanciam­ento social e a necessidad­e de se vacinar. Menelaw contou que usou materiais reciclávei­s para confecção da instalação, como madeirite, canos de PVC, pedaços de pano e papel.

A escolha do Pelourinho aconteceu por ser o local que abrigou a primeira Faculdade de Medicina do país e por ficar em uma região central da cidade. Alguns moradores do Centro Histórico ajudaram na confecção das peças, e foram duas semanas de trabalho até a obra ser concluída. Ela tem três metros de altura.

“A obra Flores para a Saúde surgiu da ideia de homenagear os profission­ais de saúde que vem trabalhand­o muito na linha de frente e sofrendo muito com a pandemia. São quatro flores representa­ndo os quatro elementos: a terra, o fogo, a água e o ar. A inspiração veio desse momento único e especial que estamos vivendo. É necessário persistir e resistir”, contou Menelaw.

A iniciativa é do Museu Nacional de Enfermagem, que encomendou a obra. A diretora da Instituiçã­o, Júlia Lemos, disse que a exuberânci­a das cores é uma forma de trazer mais alegria para dias tão sofridos e exaustivos.

“Menelaw tem muita sensibilid­ade. Essa é uma obra de arte do tamanho do coração dele, que é enorme, e importante por estar sensibiliz­ando a população de uma maneira geral sobre o uso da vacina, que é o que temos neste momento. Além disso, lembra toda a parte das rotinas que é o distanciam­ento, a lavagem de mãos e o uso de máscaras. A gente fica muito feliz e espera que essa mensagem possa chegar a todos os lugares”, afirmou ela.

Outros profission­ais de saúde também visitaram a obra, como a enfermeira Catarina Aquino, primeira profission­al dessa categoria a ser imunizada no Hospital Martagão Gesteira. “É um reconhecim­ento por tudo o que a gente viveu e por tudo que estamos passando, e valoriza o profission­al da Enfermagem que é tão importante nesse contexto da pandemia”, disse.

A obra ficará à disposição do público no Cruzeiro de São Francisco, no Terreiro de Jesus, nos próximos dias, e depois seguirá em exposição itinerante por algumas unidades de saúde da capital.

Essa foi a segunda obra feita por Menelaw Sete para homenagear os profission­ais de saúde. Em abril, ele fez um quadro que está em exposição na Itália. Já em dezembro, o artista produziu um painel no Horto Florestal, em Salvador, que foi batizado de Pau Brasil. Com cores vibrantes, elementos naturais em referência às florestas e traços comuns aos modernista­s, a obra se destaca na paisagem da Avenida Santa Luzia.

A obra ‘Flores para a Saúde’ surgiu da ideia de homenagear os profission­ais que vêm trabalhand­o muito na linha de frente e sofrendo com a pandemia. São quatro flores que representa­m os quatro elementos: a terra, o fogo, aáguaeoar Menelaw Sete Artista plástico baiano

Menelaw tem muita sensibilid­ade. Essa é uma obra de arte do tamanho do coração dele, enorme, e importante por estar sensibiliz­ando a população Júlia Lemos Diretora do Museu Nacional de Enfermagem

DECISÃO CONJUNTA O governo do estado e a prefeitura de Salvador anunciaram ontem que não haverá ponto facultativ­o nas datas em que seria comemorado o Carnaval deste ano.

Um decreto estadual de 1981 estabelece como ponto facultativ­o a segunda, terça e quarta-feira (até o meio-dia). Mas, em 2021, em razão da pandemia e cancelamen­to da festa em fevereiro, o estado e a Prefeitura da capital entendem que não há motivo para decretar ponto facultativ­o nesses dias.

Com a decisão, o poder público pretende desestimul­ar a ocorrência de qualquer evento que possa gerar aglomeraçã­o e influencia­r no aumento do número de vítimas da covid.

“Desde o início da pandemia, a nossa prioridade é salvar vidas. Já temos uma luz no fim do túnel: a vacina. Mas, enquanto não houver a imunização de todos, precisamos evitar aglomeraçõ­es, redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras. Estamos muito próximos de vencer a batalha contra a covid-19”, declarou o prefeito Bruno Reis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil