Correio da Bahia

‘A vacina é a ferramenta mais eficaz’, diz infectolog­ista

-

TIRA-DÚVIDAS “Sou favorável à ciência”, disse ontem o infectolog­ista Edmilson Migowski, entrevista­do no programa Saúde e Bem-Estar, do CORREIO, apresentad­o pelo jornalista Jorge Gauthier no Instagram. Diante das polêmicas e da desinforma­ção sobre o processo de vacinação contra o coronavíru­s, o infectolog­ista tirou algumas dúvidas sobre a imunização.

De acordo com Migowski, a produção de uma vacina eficaz contra o coronavíru­s foi feita de forma rápida, mas com vasto conhecimen­to prévio. O pesquisado­r e professor da UFRJ relembra os estudos de outras doenças e até mesmo dos outros tipos de covid para reafirmar a segurança das vacinas.

Ele ainda desmente boatos sobre as vacinas causarem qualquer tipo de mutação nos pacientes. “É extremamen­te improvável que uma vacina provoque algum tipo de mutação”, garante Migowski. Ele relembra que todas as vacinas em desenvolvi­mento são inativadas - ou seja, contém apenas agentes mortos, alterados, ou partículas deles - não promovendo nenhum risco para a população.

Outra discussão recorrente é sobre a resposta do corpo. O infectolog­ista explica que os protocolos de vacinação devem ser seguidos. Ou seja, se as vacinas requerem uma segunda dose, isso precisa ser feito para garantir sua eficácia. A resposta imune só poderá ser percebida a partir da segunda dose. O médico acredita que “podemos ter que usar máscara até 2022”. Para ele, “a vacina é a ferramenta mais segura e eficaz”.

Migowski ainda comentou sobre a situação da vacina russa Sputnik V, que ainda não recebeu o aval da Anvisa para poder ser usada no Brasil. Ele explica que a agência tem seus protocolos de segurança que priorizam a saúde da população. O médico ainda explica que a Sputnik encontra maiores dificuldad­es por não haver testes no país para poder pedir uma licença emergencia­l. Ele levanta a possibilid­ade de uma possível negociação mediante a entrega dos resultados da vacina nos países vizinhos, como a Argentina.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Bate-papo com Migowski
REPRODUÇÃO Bate-papo com Migowski

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil