Correio da Bahia

Presidente do BC defende vacinação em massa

-

BANCO CENTRAL O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, saiu em defesa da vacinação em massa da população brasileira e destacou o efeito positivo que a medida tem sobre novas infecções pela covid-19 e novas internaçõe­s hospitalar­es. A equipe econômica tem ressaltado que a vacinação é necessária para a economia retomar seu curso. A medida também poderia evitar um aumento drástico de gastos para bancar uma nova rodada de auxílio emergencia­l.

Ao participar de evento promovido pelo Credit Suisse, Campos Neto iniciou sua apresentaç­ão mostrando os picos de casos e mortes por covid-19 observados no Reino Unido e nos Estados Unidos, citando novas variantes mais contagiosa­s do vírus.

O presidente do BC reconheceu que esse recrudesci­mento da pandemia tende a ter efeitos sobre a economia no primeiro trimes

A capacidade do Brasil de administra­r vacinas de forma mais intensa é muito grande. O Brasil jáéo6ºsea gente pegar na média móvel de vacinas diárias Roberto Campos Neto

tre do ano. Em seguida, ele mostrou dados sobre a vacinação no mundo, com 68,41 milhões de doses já aplicadas, e os efeitos da imunização em Israel, país já bastante adiantado no processo.

Segundo os dados exibidos por Campos Neto, a partir de 13 dias após a aplicação da primeira dose da vacina em Israel, a média móvel de novas infecções entre os idosos imunizados, num período de sete dias, caiu drasticame­nte, de 18,3 para 6,3.

Entre os que não tomaram a vacina, a média continua elevada, na casa dos 18. "Se vacinar rapidament­e os mais velhos, a internação vai para perto de zero rapidament­e", mencionou.

Com as evidências positivas das vacinas, o presidente do BC demonstrou confiança no plano de imunização brasileiro, apesar de impasses em importaçõe­s de doses prontas e de insumos para fabricá-las no país. "A capacidade do Brasil de administra­r vacinas é muito grande, o país já é o sexto em vacinas diárias", afirmou.

Roberto Campos disse também que o Brasil teve uma "recuperaçã­o impression­ante" do cresciment­o, com uma "acomodação e queda recente", mas ainda em nível acima de antes da pandemia. O fim dos estímulos na virada do ano, porém, pode se tornar um "vento contra", admitiu.

"O Brasil está na mediana para melhor em termos de impacto dos gastos na recuperaçã­o", disse durante o evento. Apesar disso, ele ressaltou que o País foi um dos que mais gastaram para combater os efeitos da pandemia e, hoje, tem posição "desfavoráv­el" em termos de dívida, com o indicador de dívida bruta perto de 90% do PIB.

Presidente do BC

 ?? MARINA SILVA/ARQUIVO CORREIO* ?? O litro da gasolina deve pesar ainda mais no bolso dos consumidor­es de todo o país nos próximos dias
MARINA SILVA/ARQUIVO CORREIO* O litro da gasolina deve pesar ainda mais no bolso dos consumidor­es de todo o país nos próximos dias
 ?? ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ?? Neto: "Vacinação é necessária para a economia retomar seu curso"
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Neto: "Vacinação é necessária para a economia retomar seu curso"

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil