Correio da Bahia

ESTADO VOLTA A FICAR NO LIMITE DE FORNECIMEN­TO

-

OXIGÊNIO O Amazonas corre o risco de novo colapso no fornecimen­to de oxigênio, caso a demanda diária, hoje superior a 80 mil metros cúbicos por dia, aumente nos próximos dias. Segundo a única produtora no estado, a White Martins, nos últimos cinco dias a empresa atingiu o limite máximo de entrega, duas vezes e meia a capacidade de produção de sua planta em Manaus, que é de 30 mil metros cúbicos por dia. No dia 14, os hospitais de Manaus entraram em colapso por causa da falta de oxigênio. Diante da crise, o Amazonas recebeu remessas de cilindros enviadas pelo governo federal e também doações. Segundo a reportagem apurou, o cenário de crise de duas semanas atrás ainda não se repete nas unidades de saúde, mas o aviso da White Martins acende o alerta no estado.

FURA-FILASA Justiça Federal no Amazonas suspendeu, ontem, a distribuiç­ão de todas as doses da vacina de Oxford (desenvolvi­da em parceria com a farmacêuti­ca AstraZenec­a) em Manaus. A capital do estado deveria receber 74.134 doses, informou a prefeitura.

A decisão da juíza federal Jaiza Fraxe afirma que a Prefeitura de Manaus precisa, em especial, garantir a total transparên­cia na programaçã­o e critérios para vacinação contra covid. A vacinação em Manaus foi suspensa na última quinta-feira (21) e só foi retomada na noite de sexta (22), por conta de denúncias de "fura-fila".

As 132.250 doses da vacina de Oxford chegaram a Manaus na noite de sábado (23). Na semana passada, o Amazonas iniciou a vacinação contra a covid após a chegada de 282 mil doses da Coronavac, imunizante produzido pelo laboratóri­o chinês Sinovac em parceria com Instituto Butantã.

O Amazonas enfrenta um novo surto de Covid e sofre com colapso no sistema de saúde provocado por falta de leitos e de oxigênio. Mais de 200 pacientes com a doença já fora enviados para outros estados e a previsão é que 1,5 mil ainda sejam transferid­os, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Até anteontem, mais de 250 mil casos confirmado­s de covid foram registrado­s, e mais de 7,2 mil pessoas morreram com a doença.

A decisão da juíza Fraxe atende a uma Ação Civil Pública dos Ministério­s Públicos do Estado (MPE), Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e Defensoria­s Públicas da União (DPU) e do Estado (DPE), contra o Município de Manaus.

 ?? MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO ??
MATEUS BONOMI/ESTADÃO CONTEÚDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil