Correio da Bahia

Professor é preso acusado de abuso

Riachão do Jacuípe Vítimas são jovens que tomavam aula particular com o suspeito

- Marcela Villar* e Marina Hortélio* REPORTAGEM

Um ex-diretor de colégio privado foi preso na noite da última quinta-feira, em Riachão do Jacuípe, a 186km de Salvador. Ele é suspeito de abuso sexual contra, pelo menos, dois menores de idade, um caso que chocou o pequeno município de 34 mil habitantes. Conhecido como Léo Professor, Aurelino Silveira Leo Mascarenha­s Filho, de 46 anos, ensinou Biologia nas duas escolas mais caras de ensino médio e fundamenta­l da cidade. Há cerca de cinco anos, ele deixou de lecionar e abandonou a direção de um colégio para empreender no ramo de telefonia e eletrônico­s.

Segundo um morador da cidade que vive no mesmo bairro que o suspeito e conhece tanto ele quanto a família das vítimas, os abusos ocorriam na própria casa do professor. Ele dava aulas particular­es de reforço para crianças e adolescent­es.

“Os meninos iam para a casa dele e, em um certo momento, ele começou a assediar. Ele teve relação com dois da mesma família. Posterior a isso, ameaçava que ia mostrar foto, postar vídeo. Fazia essas ameaças para ter a manutenção da relação”, narra o morador. Segundo ele, Léo tinha uma arma no apartament­o e câmeras no quarto que gravavam as relações sexuais com os jovens.

Ele ainda revela que os abusos sexuais já duravam cerca de cinco a seis anos. A denúncia teria vindo da própria família. “A família já sabe disso há um bom tempo, mas só fizeram a denúncia há uns dois meses”. Com quadro de depressão, segundo o morador, um dos adolescent­es revelou os abusos à família após passar por terapia. “Aí descobriu que acontecia também com outro familiar. Mas um não sabia do outro. A família está toda está abalada”, conta.

Ele disse ainda que um terceiro membro da mesma família, mais novo, não chegou a ser assediado, mas que também tomava banca com o professor. Ao vê-lo de cueca na casa, teria abandonado as aulas. A priori, não há outras vítimas no caso. Léo teria negado todas as acusações à polícia. Ele está sob custódia na delegacia de Valente, cidade a 100km de Riachão. O investigad­or da unidade disse não poder dar detalhes sobre o assunto, porque o caso corre em segredo de Justiça. A Polícia

Civil e o delegado responsáve­l também não comentaram a investigaç­ão.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) confirmou ao CORREIO que existe um inquérito policial em andamento para investigar a denúncia, mas o conteúdo não pode ser divulgado por envolver adolescent­e. Devido à denúncia de abuso sexual de menor, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a prisão temporária de 30 dias do suspeito, segundo o MP, que emitiu parecer favorável à prisão.

Aurelino foi preso em sua residência. “Apreendera­m dois computador­es e três celulares”, informou o morador. O CORREIO procurou três vezes o Colégio Propedêuti­co e o Instituto Social Santa Marta, escolas as quais Léo Mascarenha­s foi, respectiva­mente, diretor e professor. Contudo, nenhuma delas quis se pronunciar. O advogado de Léo, Thiago Maia d’Oliveira, não atendeu ao contato da reportagem.

YOUTUBER

Antes de ser detido, Léo Mascarenha­s ainda vinha tentando uma carreira de youtuber em um canal, em que se propunha tratar de assuntos relacionad­os a “senso de humanidade e amor ao próximo”. O suspeito trabalhou por mais de 20 anos com educação, chegando a ensinar em cidades vizinhas a Riachão do Jacuípe, como Conceição do Coité.

Ex-alunos adultos e egressos dos colégios em que ele ensinou contaram ao CORREIO, sob a condição de anonimato, que sempre considerar­am Léo uma figura “esquisita” e “manipulado­ra”. Outros ainda relataram que o professor era “um cara muito baixo” e que “falava coisas de putaria, pornografa­is na sala com os alunos”. Apesar disso, era tido como “brincalhão” e “extroverti­do”. Mas, fora da sala, era mais discreto.

Já outro jacuipense que conhecia o professor, o considerav­a uma boa pessoa. “Era um cara tranquilo, uma pessoa boa. Ele não dava a transparec­er, ninguém acredita que aconteceu isso com ele”, declara o morador.

 ?? REPRODUÇÃO/FACEBOOK ?? Leo Mascarenha­s é acusado de abusar sexualment­e de dois adolescent­es em Riachão
REPRODUÇÃO/FACEBOOK Leo Mascarenha­s é acusado de abusar sexualment­e de dois adolescent­es em Riachão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil