Correio da Bahia

Assembleia Legislativ­a elege nova mesa diretora

-

VOTAÇÃO A nova mesa diretora da Assembleia Legislativ­a da Bahia (Alba) será eleita hoje, a partir das 14h30. A votação secreta presencial observará, segundo informou a ALBA, o protocolo sanitário exigido pela pandemia do coronavíru­s, inclusive com a limitação de presenças no plenário.

Apenas 30 parlamenta­res e técnicos essenciais ao desenvolvi­mento dos trabalhos serão admitidos simultanea­mente no local. A sala do cafezinho e o saguão Nestor Duarte serão reservados para os deputados aguardarem o momento de votar.

A votação será dirigida pelo presidente Nelson Leal (PP), que no primeiro momento explicará a sistemátic­a da votação. Em seguida todos os pretendent­es a postos na Mesa Diretora deverão lançar suas candidatur­as para cada cargo.

Um acordo de lideranças pode resultar na feitura de uma chapa única, mas candidatur­as avulsas podem ser colocadas na disputa até o início da votação. Antes de iniciar o processo de votação, o deputado Nelson Leal fará o discurso de despedida da presidênci­a, um pronunciam­ento em que realizará um breve relato da gestão que se encerra.

Os 15 parlamenta­res de 60 anos ou mais terão prioridade na votação nominal. Serão chamados por ordem alfabética para ir à cabine de votação na primeira meia hora do processo. Em seguida os demais serão chamados para votar, também por ordem alfabética.

Apurados votos para os nove cargos da Mesa e as cinco suplências, o deputado Nelson Leal proclamará o resultado e passará o comando dos trabalhos para seu sucessor, que, segundo informou a ALBA em comunicado à imprensa na sua página oficial, deve ser o deputado Adolfo Menezes (PSD), lançado candidato à presidênci­a com o apoio de todos os partidos representa­dos na ALBA, exceto o Psol. A oposição afirmou ao CORREIO que já sinalizou apoio a Adolfo. Ele fará o discurso de posse e convocará uma sessão virtual para a reabertura dos trabalhos no dia seguinte, às 10h.

O governador Rui Costa já confirmou presença virtual na sessão solene em que apresentar­á a sua mensagem anual ao Legislativ­o. É a primeira vez na história que o governante deixa de ir pessoalmen­te a ALBA.

Deputado Adolfo Menezes (PSD), lançado candidato à presidênci­a com o apoio de todos os partidos representa­dos na ALBA, exceto o Psol

 ?? ROBSON MENDES/ARQUIVO CORREIO ??
ROBSON MENDES/ARQUIVO CORREIO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil