Correio da Bahia

Prefeitura se prepara para vacinar seus idosos

Vacinação A partir de amanhã, maiores de 90 anos serão vacinados em Salvador

- Carmen Vasconcelo­s REPORTAGEM carmen.vasconcelo­s@redebahia.com.br

A partir de amanhã, os maiores de 90 anos residentes em Salvador poderão buscar a vacinação contra a covid-19. A imunização será realizada de forma escalonada: no primeiro dia serão vacinados os cidadãos a partir de 95 anos; na quarta-feira, será a vez dos idosos com 94 anos; na quinta-feira, quem tem 93 anos; na sexta-feira, os idosos com 92 anos; no sábado, as pessoas com 91 anos; e, por fim, no domingo, aqueles que têm 90 anos.

Para garantir que o processo seja realizado de modo rápido e exclusivo, serão montados dois postos exclusivos de drive-thru, situados no 5º Centro de Saúde e no Atakadão de Fazenda Coutos, no Subúrbio. No próprio 5º Centro de Saúde e a Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma funcionarã­o os postos de vacinação para quem não possui carro.

As estratégia­s de imunização desse público-alvo foram apresentad­as no último sábado, pelo prefeito Bruno Reis, durante a entrevista coletiva. A ação contou com as presenças do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates e da vice-prefeita Ana Paula Matos.

AÇÃO LOCALIZADA

Na ação, o prefeito destacou que a atenção especial ao Subúrbio se deve ao fato da região concentrar o maior número de idosos da capital. “Antes de se dirigir ao local de vacinação, solicitamo­s aos familiares e cuidadores que entrem no site vacinaexpr­ess.saude.salvador.ba.gov.br e verifiquem se o nome do idoso consta na lista”, explicou Reis.

O prefeito fez questão de ressaltar que o idoso que não tiver o nome na lista, deve se dirigir até o 5º Centro para fazer o cadastrame­nto no Sistema Único de Saúde (SUS) e receber a dose da vacina. Para tanto, será necessário levar a carteira de identidade, CPF e comprovant­e de residência. O site também permitirá agendar a vacinação para aqueles idosos que estão acamados e não podem se dirigir aos locais de imunização. “Por dia serão disponibil­izadas 70 vagas para esses idosos que não podem se locomover”, explicou Bruno Reis.

O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates disse que a definição do público alvo para essa fase foi definida junto com o governo estadual.

 ??  ?? Depois dos profission­ais de saúde, campanha vacina idosos com mais de 90. Neste fim de semana, houve filas e aglomeraçõ­es no sábado. Já no domingo, o movimento foi tranquilo
Depois dos profission­ais de saúde, campanha vacina idosos com mais de 90. Neste fim de semana, houve filas e aglomeraçõ­es no sábado. Já no domingo, o movimento foi tranquilo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil