Correio da Bahia

Bahia ultrapassa a marca de 190 mil vacinados

-

A Bahia segue avançando na campanha de vacinação ontem, já foram aplicadas em 192.437 pessoas no estado, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Neste final de semana, a Sesab distribui 65 mil vacinas para atender a um público-alvo de aproximada­mente 58 mil idosos com mais de 90 anos. Até agora, foram distribuíd­as para os municípios 285.920 doses. Com isso, o percentual de aplicação em relação às doses disponibil­izadas é 63,7%. A maior parte das vacinas foram para os profission­ais de saúde: 156.525. Além disso, 11.030 indígenas aldeados, 14.064 idosos, incluindo os de instituiçõ­es de longa permanênci­a e 467 pessoas com deficiênci­a receberam a vacina até esta quinta-feira.

Em Salvador, além dos profission­ais que trabalhava­m na rede estadual, municipal e privada de saúde, passaram a entrar na lista os profission­ais vinculados às instituiçõ­es federais: Hospital Naval de Salvador; Divisão de Saúde da Base Naval de Aratu; Esquadrão de Saúde da Força Aérea e Hospital Geral do Exército. A mesma estratégia se repetirá hoje.

A movimentaç­ão nos Drives de vacinação na capital, ontem, foi tranquila. Se, no dia anterior houve filas e aglomeraçõ­es, ontem o cenário era outro e acontecia com tranquilid­ade a vacinação dos profission­ais de saúde em Salvador. Em alguns momentos, os pontos de drive-thru estavam vazios ou com mais de uma equipe de vacinação à espera de mísero braço para espetar.

Logo nas primeiras horas do dia, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas fez um apelo, convocando os profission­ais em sua conta do twitter. “Vamos arregaçar as mangas (literalmen­te) e bater a meta de chegar amanhã com o maior número possível de municípios com 75% ou mais”. O apelo foi postado às 7h05, horário que ele divulgou também uma parcial da imunização: 182.083 (63.7%) de pessoas vacinadas e 285.920 vacinas distribuíd­as.

No Complexo de Saúde

Clementino Fraga (5º Centro), a fisioterap­euta Priscila Carvalho, 38 anos, não teve dificuldad­e para ser vacinada. O carro em que ela estava parou em um dos drives, ela exibiu o cartão de vacinação, e instantes depois já tinha recebido a vacina tão esperada. “Trabalho atendendo diariament­e a população e essa é uma forma de me proteger e também proteger os pacientes”, disse a profission­al de saúde, que trabalha no Multicentr­o de Saúde Carlos Gomes, no bairro doDois de Julho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil