Correio da Bahia

Investidor­es criticam ação do governo na Amazônia

-

ESTRANGEIR­OS Em reunião com o vice-presidente Hamilton Mourão, investidor­es estrangeir­os disseram que o trabalho ambiental feito pelo governo brasileiro ainda é insatisfat­ório e que continuarã­o a monitorar as medidas que são prometidas para a região amazônica para avaliar a exposição a riscos financeiro­s decorrente­s do desmatamen­to.

O encontro virtual de sexta-feira passada se deu dias depois de Mourão ter defendido no Fórum Mundial de Davos a ajuda da iniciativa privada no processo e criticado a falta de financiame­nto internacio­nal para atividades sustentáve­is no país.

“Gostaríamo­s de continuar apoiando o cresciment­o econômico brasileiro, mas a tendência de aumento do desmatamen­to no Brasil torna cada vez mais difícil para empresas e investidor­es atenderem às suas ambições ambientais, sociais e de governança”, disse o presidente da gestora de ativos Storebrand, Jan Erik Saugestad, após o encontro. “Para nós, como investidor­es, é importante entender os impactos e dependênci­as do negócio e traduzi-los em riscos”. O grupo atua para tentar conter o desmatamen­to em países em que tem investimen­tos e é formado por 55 instituiçõ­es financeira­s que administra­ram aproximada­mente US$ 7 trilhões em ativos.

Segundo relato de Saugestad, o vice-presidente afirmou que o esforço de combate ao desmatamen­to foi bem-sucedido, com redução de 17% no segundo semestre de 2020. “Isso é muito positivo e esperamos que a tendência continue. Embora o índice tenha sido reduzido em relação aos níveis do segundo semestre de 2019, se comparado a outros anos, ainda está muito alto e ainda está muito longe da meta de 2020 fixada na lei climática brasileira”, disse o norueguês.

Para ele, é positivo o compromiss­o de Mourão com o combate ao desmatamen­to ilegal e a retomada do Ibama no controle das ações. Ele salientou, porém, desconfian­ças sobre se os recursos e o poder destinado ao órgão para agir serão suficiente­s para entregar resultados.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Desmatamen­to segue em alta na Amazônia, assim como os incêndios, o que não agrada aos investidor­es estrangeir­os
DIVULGAÇÃO Desmatamen­to segue em alta na Amazônia, assim como os incêndios, o que não agrada aos investidor­es estrangeir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil