Correio da Bahia

STJ nega novo recurso de Lula contra sentença

-

TRIPLEX A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou ontem mais um recurso apresentad­o pelos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá, processo no qual o petista foi condenado a oito anos e dez meses de prisão. Os ministros acompanhar­am por unanimidad­e o voto do relator, Felix Fisher, que considerou que a defesa de Lula pleiteava ‘rejulgamen­to do caso’.

No recurso ao STJ, a defesa de Lula pedia que a corte esclareces­se ‘supostas obscuridad­es’ de decisões anteriores quanto à solicitaçã­o para utilização, no processo, de mensagens atribuídas ao ex-juiz Sergio Moro e a procurador­es da Lava Jato que foram acessadas pelos hackers presos na Operação Spoofing.

No mês passado, o ministro Ricardo Lewandowsk­i garantiu a defesa de Lula acesso à íntegra do material apreendido na investigaç­ão que mirou que invadiu celulares de autoridade­s. Na última segunda, o ministro levantou o sigilo do processo, tornando pública uma perícia de 50 páginas feita em mensagens atribuídas ao ex-juiz da Lava Jato.

Ao analisar o recurso, Fisher considerou que, ao alegar a existência de fatos novos em razão da decisão do Supremo sobre o compartilh­amento de dados apreendido­s na Spoofing, os defensores do ex-presidente pretendiam o ‘rejulgamen­to’ do caso.

Nas palavras do relator, a 5ª turma do STJ, por unanimidad­e, já concluiu que a ‘existência de ilegalidad­e e quebra de imparciali­dade do juízo sentencian­te na condução do feito não significa para fins do artigo 374 inciso 1º do Código de Processo Civil, uma vez que traz informaçõe­s que foram obtidas por meios ilícitos e não foram submetidas a prova pericial’.

A sessão de julgamento de Lula acabou não sendo transmitid­o por videoconfe­rência, sistema adotado pelo STJ diante da pandemia. A transmissã­o foi interrompi­da por uma instabilid­ade do sistema.

 ?? MIGUEL SCHINCARIO­L/AFP ?? Ex-presidente Lula segue condenado a oito anos e dez meses de prisão por conta do caso do triplex do Guarujá
MIGUEL SCHINCARIO­L/AFP Ex-presidente Lula segue condenado a oito anos e dez meses de prisão por conta do caso do triplex do Guarujá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil