Correio da Bahia

Vacinados: alívio para idosos acima de 90 anos

Imunização contra a covid-19 para esse público segue até domingo na capital

- Marina Hortélio* REPORTAGEM marina.hortelio@redebahia.com.br

Apesar do grande número de carros no drive-thru do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, na manhã de ontem, a espera não foi muito longa e logo chegou a vez de Maria Emília França, 102 anos, tomar a sua primeira dose da CoronaVac. Ela foi um dos 1.600 idosos com 90 anos ou mais imunizados em Salvador no primeiro dia de vacinação para esse público. Hoje, são esperados os idosos com 94 anos.

“Foi maravilhos­o ver minha mãe tomar vacina. Espero que todo mundo tome. Só vou ficar mais aliviada depois da segunda dose”, comentou Maria José Borges, 62, que é filha de Maria Emília. A segunda dose será aplicada daqui a 28 dias. Recém-imunizada, a idosa comemorou: “Estou contente”.

A estratégia segue a seguinte ordem: amanhã, serão imunizados os idosos com 93 anos; na sexta (5), aqueles com 92 anos; no sábado (6), as pessoas com 91 anos; e no domingo (7), será a vez de quem tem 90 anos. O processo sempre ocorre das 8h às 17h.

Quatro pontos de imunização montados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atendem exclusivam­ente esse público: os drive-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no

Jáé bom porque meus filhos vão poder ir lá em casa e eu posso sair mais. [Depois da segunda dose] vou para minha terra passear, chupar umbu e comer milho verde e feijão Maria Rosa Vilela

Atacadão em Fazenda Coutos, além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) de Plataforma e também no 5º Centro.

“Estamos fazendo a vacinação em escala para espalhar o público e evitar aglomeraçõ­es. O idoso começa a se vacinar hoje [ontem] e pode continuar até acabar a campanha. Estamos na primeira fase, ela teve que ser fracionada, mas todos os idosos acima de 75 anos e profission­ais da saúde serão vacinados ao ter doses suficiente­s para isso”, explicou o secretário municipal da Saúde, Léo Prates.

Antes de comparecer aos pontos de vacinação, é necessário verificar se o nome do idoso consta na lista disponibil­izada no site da SMS. Caso não esteja, a atualizaçã­o cadastral pode ser feita pelo portal Recadastra­mento SUS. Também é possível fazer a atualizaçã­o do cadastro de forma presencial no 5º Centro de Saúde, nos Barris.

Apesar da escala por idade, todos os idosos com mais de 90 anos que comparecer­am aos quatro pontos foram vacinados ontem. Foi o caso de Olga dos Santos, 92, que mostrava orgulhosa sua carteira de vacinação com a 1ª dose da CoronaVac. “Eu estava ansiosa pela vacina porque temos que manter a saúde já que a vida é linda. Quase nem dormi esperando a hora de vir pra cá”, contou ela, que foi até o posto com o marido Djalma Marques, 86, que ainda não pode tomar a vacina, mas mal pode esperar para ser imunizado.

O Instituto Butantan deve entregar ao Ministério da Saúde 3,2 milhões de doses da CoronaVac até amanhã. Com isso, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, espera que o estado receba um novo lote de 230 mil doses já na sexta (5). Com a nova cota, a expectativ­a é beneficiar outros grupos, como idosos entre 80 e 89 anos e mais profission­ais de saúde, incluindo os dentistas.

Estou contente Maria Emília França

 ?? NARA GENTIL ?? Maria Emília França, 102 anos, tomou a primeira dose da CoronaVac ontem no 5º Centro de Saúde, nos Barris
NARA GENTIL Maria Emília França, 102 anos, tomou a primeira dose da CoronaVac ontem no 5º Centro de Saúde, nos Barris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil