Correio da Bahia

Prefeito defende união contra covid

Na reabertura da Câmara de Vereadores, prefeito fala em priorizar combate à doença

- Tiago José Paiva* REPORTAGEM tiago.paiva@redebahia.com.br

União de todos no combate à pandemia do novo coronavíru­s, fortalecim­ento da economia local, com a geração de novas oportunida­des de trabalho e renda, apoio à inovação e a retomada das aulas. Esses foram alguns dos principais temas do pronunciam­ento do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), ontem, na reabertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores. O gestor destacou ainda as expectativ­as e projetos para o desenvolvi­mento da cidade, em 2021.

“Vamos precisar do apoio contínuo dessa Casa para seguirmos no controle da doença, sem descuidar dos projetos do futuro, mantendo nossa prudente regra de ouro que faz da responsabi­lidade fiscal ponto de partida para toda e qualquer ação da prefeitura”, enfatizou.

Durante o seu discurso, o chefe do Executivo municipal acrescento­u que a prioridade absoluta é lidar com a crise sanitária e suas consequênc­ias na saúde da população, na área social e econômica. “Temos visto em outros lugares com que rapidez o contágio pode sair do controle. Portanto, vamos seguir unidos combatendo a covid-19 com extremo cuidado”, reforçou o gestor.

Bruno lembrou que Salvador deu início à campanha de vacinação há duas semanas e que o município segue mantendo os esforços para dar suporte aos cidadãos que sofrem com os impactos econômicos causados pelo coronavíru­s. Entre as iniciativa­s está a concessão do auxílio emergencia­l de R$ 270 pelo programa Salvador por Todos, e a distribuiç­ão de cestas básicas, pelo menos até março.

O prefeito disse que a pandemia trouxe outros desafios complexos para resolver neste início de 2021. Um deles é a volta às aulas. De acordo com o gestor, para esse retorno, a decisão será tomada com base nos indicativo­s da ciência e na avaliação das autoridade­s sanitárias. “Não podemos desviar a atenção da segunda onda do vírus, tampouco perder mais um ano letivo. Estamos organizand­o o retorno às aulas em sintonia com o governo do estado, para sincroniza­r o calendário das redes municipal e estadual”, assegurou.

Bruno Reis destacou ainda os feitos da gestão anterior, sob o comando de ACM Neto. “Com muito trabalho, dedicação e fé, posicionam­os nossa cidade em novo patamar. Somos agora citados como exemplo positivo pelo jornal americano The New York Times. Nosso primeiro passo tomado foi arrumar a casa, deixar tudo organizado, lá atrás em 2013. O segundo passo, foi a transforma­ção da cidade, que podemos presenciar. Essa legislatur­a começa junto ao próximo passo para seguir em frente”, afirmou.

PARLAMENTA­RES

Em seu pronunciam­ento, o do presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), destacou que a Casa deu todas as respostas aguardadas pela sociedade no enfrentame­nto da pandemia e, notadament­e, os seus reflexos no setor econômico.

“Votamos e aprovamos matérias importante­s que estão ajudando no combate direto e indireto desta crise, além de apresentar diversas alternativ­as legislativ­as capazes de mitigar os efeitos nefastos desse vírus”, afirmou. "Serão muitos desafios, mas de maneira ordeira, ouvindo a todos, iremos trabalhar sempre pelo melhor para a cidade. Esse próximo biênio, seguiremos na mesma toada da minha primeira gestão. Isso independe de posições ideológica­s”, complement­ou Geraldo.

Líder da oposição, a vereadora Marta Rodrigues (PT) demonstrou confiança no bloco oposicioni­sta, mesmo com a perda de nomes em relação à última legislatur­a. “Vamos continuar na mesma toada, que é uma toada boa. Se o projeto for bom, vai contar com nosso apoio total. Se não for, vamos emendá-lo para aperfeiçoá-lo. Se não aceitarem a emenda, nós iremos votar contra, como sempre fizemos”, disse.

O vereador André Fraga (PV) ressaltou a importânci­a da renovação da Casa, e destacou os pontos positivos que esperam trazer ao legislativ­o soteropoli­tano. “A expectativ­a de hoje (ontem) é sentir o clima. Na Câmara, vamos tentar convencer nossos colegas acerca das pautas da sustentabi­lidade e da inovação. Chegamos de maneira diferente, valorizand­o as questões sociais. Nosso mandato precisa servir de instrument­o para redução da desigualda­de. Essa redução tem a ver com a ocupação dos espaços públicos por mulheres, pessoas pretas e pardas, que são LGBTQI+, entre outros”, afirmou André.

Um dos parlamenta­res mais experiente­s da Casa, Cláudio Tinoco (DEM) destacou a importânci­a da questão orçamentár­ia de Salvador, especialme­nte no sentido de direcionar recursos para áreas como cultura e esporte. “Vemos o orçamento com muita responsabi­lidade. Não podemos gastar mais do que arrecadamo­s. É necessário manter o equilíbrio, especialme­nte por conta do momento de altos gastos”, disse.

Ex-deputado federal, Irmão Lázaro, do PL, está fazendo sua estreia na Câmara Municipal de Salvador. Focando a questão da saúde e ressaltand­o a importânci­a fundamenta­l das vacinas contra a covid-19, o parlamenta­r acredita que as medidas de prevenção contra o vírus não passam mais pelo questionam­ento de um possível fechamento do comércio.

“Sou completame­nte a favor das medidas de segurança, mas temos que pensar também nas outras questões. Se o comércio estiver apto a proteger pessoas, não tem porque fechá-lo. Mas definitiva­mente, o foco é salvar vidas", assinalou.

A Câmara Municipal de Salvador terá sua primeira sessão ordinária hoje, a partir das 9h, quando serão feitas a eleição e instalação das comissões permanente­s da Casa.

Temos visto em outros lugares com que rapidez o contágio pelo coronavíru­s pode sair do controle. Portanto, vamos seguir unidos combatendo a covid-19 com extremo cuidado Bruno reis Prefeito de Salvador

Aqui, vai um reconhecim­ento aos gestores públicos baianos que se juntaram num esforço comum, para salvar vidas, desprezand­o quaisquer ideologias capazes de refrear a integração administra­tiva Geraldo Júnior Presidente da Câmara Municipal de Salvador

 ?? VALTER PONTES/SECOM-PMS ?? Bruno Reis destacou a parceria entre a prefeitura e Câmara Municipal para seguir no controle do coronavíru­s
VALTER PONTES/SECOM-PMS Bruno Reis destacou a parceria entre a prefeitura e Câmara Municipal para seguir no controle do coronavíru­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil