Correio da Bahia

Orçamento até março é prioridade, diz Rodrigo Pacheco

-

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou ontem que pretende viabilizar a aprovação do Orçamento de 2021 até março. A proposta ainda não foi analisada pelo Congresso e é cobrada pela equipe econômica. Como presidente do Senado, cabe à Pacheco convocar a votação.

Ao chegar no Senado, ontem, Pacheco afirmou que vai conversar com o novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ainda nesta semana para articular a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO). O colegiado é responsáve­l por analisar o projeto antes do plenário.

"O fato é que será uma comissão de existência muito rápida, nós vamos buscar a aprovação até o mês de março para poder instalar outras na sequência", afirmou Rodrigo Pacheco. "Até março, é a aprovação do Orçamento".

O novo presidente do Senado confirmou que conversou com o presidente da República, Jair Bolsonaro, após ser eleito para o cargo, anteontem. Foi uma conversa rápida após o senador Flávio Bolsonaro (Republican­os-RJ), filho do presidente da República, passar o telefone para Pacheco conversar com o chefe do Planalto.

MESA DIRETORA

Ontem, o Senado definiu os novos integrante­s da Mesa Diretora da Casa. São eles: Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente; Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), 1º vice-presidente: Romário (Podemos-RJ), 2º vice-presidente; Irajá (PSD-TO), primeiro secretário; Elmano Ferrer (PP-PI), segundo secretário; Rogério Carvalho (PT-SE), terceiro secretário; e Weverton Rocha (PDT-MA), quarto secretário.

Os suplentes de secretário­s: são Jorginho Mello (PL-SC), Luiz do Carmo (MDB-GO) e Eliziane Gama (Cidadania-MA). O quarto suplente ainda não foi definido (a votação será em outro momento).

Houve mais de uma candidatur­a somente para o cargo de primeiro vice-presidente do Senado, que, por votação, foi escolhido Veneziano Vital do Rêgo. Ele recebeu 40 votos, superando Lucas Barreto (PSD-AP), que teve 33 votos.

Os candidatos à primeira vice-presidênci­a fizeram um acordo, e o eleito seria aquele que obtivesse a maioria simples dos votos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil