Correio da Bahia

OLIMPÍADA MANTIDA COM OU SEM PANDEMIA

Tóquio-2020 Chefe do Comitê Organizado­r afasta qualquer hipótese de novo adiamento

- Da redação, com agências REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

O presidente do Comitê Organizado­r Local, Yoshiro Mori, afirmou ontem, em reunião com políticos japoneses, que os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 vão acontecer “independen­temente da evolução da pandemia”. O maior evento esportivo do planeta foi adiado de julho do ano passado para o mesmo período deste ano.

É a segunda vez em menos de uma semana que o chefe do comitê garante a realização dos Jogos. Na última quinta ele havia afirmado o mesmo, depois de uma reunião com o presidente do Comitê Olímpico Internacio­nal (COI), o alemão Thomas Bach. Na ocasião, ficou acordado que, assim que possível, seria passado ao COI informação sobre o andamento da vacinação contra o coronavíru­s no Japão - que está prevista para iniciar em meados deste mês.

Um dia depois, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, sinalizou que o governo não criaria empecilho - o que se temia que ocorresse.

No entanto, a nova declaração do chefe do Comitê Organizado­r ontem não foi à toa. Ocorreu no mesmo dia em que o primeiro-ministro prorrogou o estado de emergência em Tóquio devido à pandemia. A princípio, esta medida se prolongará por mais um mês, atingindo um total de 10 das 11 regiões do país que já estão afetadas pela decisão vigente.

“Devemos ir além da discussão sobre se vamos organizar ou não. É sobre como vamos fazer. Vamos pensar em um novo tipo de Olimpíada para esta ocasião”, afirmou Yoshiro Mori ontem.

O debate interno do Comitê Organizado­r Local passa agora pela possibilid­ade de realizar o evento sem a presença de público nos estádios, arenas e demais locais de competiçõe­s, além de outras maneiras de tentar garantir segurança para os competidor­es e para a população japonesa mediante a presença de milhares de atletas estrangeir­os no país.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 estão programado­s para ter início em 23 de julho e encerramen­to no dia 8 de agosto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil