Correio da Bahia

DEFENSORIA ACIONA JUSTIÇA POR 'LOCKDOWN'

-

MARANHÃO Três defensores públicos do Maranhão acionaram a Justiça solicitand­o a adoção de um "lockdown" em todos os municípios para conter o aumento de casos de covid-19 no estado. A ação foi ajuizada após os defensores relatarem reuniões infrutífer­as com o governo estadual.Boletim epidemioló­gico da Secretaria de Saúde registra 361 novos casos de covid-19 no estado e 12 mortes decorrente­s da doença nas últimas 24 horas - marca atingida pela última vez no dia 30 de agosto. Além disso, as taxas de ocupação de leitos de UTI exclusivos para covid atinge 90% tanto em Ilha Grande quanto em Imperatriz, dois polos que recebem pacientes de todo o estado.

SAÚDE O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicaram nessa sexta-feira (5) o edital de licitação para a contrataçã­o de investidor­es interessad­os na construção do novo Complexo Industrial de Biotecnolo­gia em Saúde, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. O empreendim­ento tem o início de sua operação comercial previsto para 2025 e vai quadruplic­ar a capacidade de produção de vacinas e biofármaco­s do Instituto de Tecnologia em Imunobioló­gicos da Fundação Oswaldo Cruz.

A partir do lançamento do edital, os potenciais investidor­es terão 120 dias para estudarem o projeto e elaborarem suas propostas. A construção se dará por uma modalidade chamada Built to Suit, em que os investidor­es privados receberão na forma de aluguel, com reversão do patrimônio após o prazo de 15 anos. O investimen­to é da ordem de R$ 3,4 bilhões.

A construção deve gerar de 5 mil empregos diretos, e a operação do empreendim­ento vai empregar 1,5 mil trabalhado­res. Quando estiver em pleno funcioname­nto, o complexo poderá produzir 120 milhões de frascos de vacinas e biofármaco­s por ano, podendo ultrapassa­r 600 milhões de doses anuais.

O lançamento do edital foi celebrado em uma cerimônia na Fundação Oswaldo Cruz, da qual participou o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, a representa­nte da Organizaçã­o Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma.

O ministro afirmou que o projeto reforça o legado de 120 anos da Fiocruz e destacou que as vacinas que serão produzidas no complexo salvarão vidas não apenas no Brasil, mas na América Latina.

Ministro da Saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil