Correio da Bahia

Morre Christophe­r Plummer, astro de A Noviça Rebelde

-

LUTO O ator canadense Christophe­r Plummer morreu nesta sexta-feira, em sua casa em Connecticu­t, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por sua família, que informou que ele estava ao lado da mulher, Elaine Taylor, em seus últimos momentos. Ele tinha 91 anos.

Plummer colecionou papéis importante­s e diversos prêmios ao longo da carreira, que contemplou o teatro, o cinema e a televisão. Nas telonas, seu trabalho mais conhecido provavelme­nte foi o de Capitão Von Trapp, patriarca da família protagonis­ta do musical A Noviça Rebelde (1965), que recebeu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme em 1966, entre diversos prêmios.

Em 2012, ele se tornou o ator mais velho a vencer o Oscar, aos 82 anos, pelo longa Toda Forma de Amor. Na trama, ele interpreto­u um idoso que decide contar ao filho que está com câncer terminal e que é gay.

“Chris foi um homem extraordin­ário que amava e respeitava profundame­nte sua profissão, com ótimas maneiras à moda antiga, humor autodeprec­iativo e a música das palavras”, afirmou Lou Pitt, amigo e empresário de Plummer, à revista americana Variety.

Nascido em Toronto, Plummer iniciou a carreira aos 18 anos, nos teatro, após despertar o interesse de um crítico durante uma apresentaç­ão escolar. Poucos anos depois, fez sua estreia na TV numa versão filmada de Otelo, o Mouro de Veneza, de William Shakespear­e. O bardo inglês esteve presente na carreira de Plummer em diversos momentos. Além de Otelo, ele ainda integrou muitas outras montagens de Shakespear­e.

O canadense foi indicado ao Tony, premiação máxima do teatro americano, sete vezes e venceu em duas ocasiões, pelo trabalho no musical Cyrano e na peça Barrymore. Também foram sete indicações e duas vitórias no Emmy, dedicado à televisão.

Nos cinemas, A Noviça Rebelde foi um marco na carreira de Plummer. Maior bilheteria de seu tempo, o filme se inspirava na história real dos Von Trapp, família de músicos austríaca que foge de seu país às vésperas da

Segunda Guerra Mundial. Estrelado por Julie Andrews, o musical venceu cinco Oscars e se tornou um clássico.

Plummer foi indicado ao Oscar três vezes, por A Última Estação (2009), por Toda Forma de Amor, pelo qual venceu, e mais recentemen­te por Todo o Dinheiro do Mundo (2017). Também fazem parte da filmografi­a de Plummer O Informante, de Michael Mann; Uma Mente Brilhante, de Ron Howard, Malcolm X, de Spike Lee, e Os 12 Macacos, de Terry Gilliam. Pode ser visto ainda no recente entre Facas e Segredos, de Rian Johnson.

 ?? JOE KLAMAR/AFP ?? Canadense, Christophe­r Plummer tinha 91 anos e mor reu de causas naturais em casa, nos Estados Unidos
JOE KLAMAR/AFP Canadense, Christophe­r Plummer tinha 91 anos e mor reu de causas naturais em casa, nos Estados Unidos
 ?? REPRODUÇÃO ?? Plummer ao lado de Julie Andrews, em A Noviça Rebelde, que venceu o Oscar e o Globo de Ouro em 1966
REPRODUÇÃO Plummer ao lado de Julie Andrews, em A Noviça Rebelde, que venceu o Oscar e o Globo de Ouro em 1966

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil