Correio da Bahia

Número de mortes diárias por covid-19 sobe para 47

-

RECORDE DO ANO A Bahia registrou 47 mortes e 3.253 novos casos de covid-19 (taxa de cresciment­o de +0,5%) em 24h, de acordo com boletim epidemioló­gico divulgado ontem pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Esse é o novo recorde de mortes do ano e o maior registrado por dia desde 2 de outubro de 2020, quando foram 49 óbitos.

A pasta ressalva, no entanto, que as mortes contabiliz­adas no boletim dessa quinta ocorreram em diversas datas, sendo 42 delas em 2021 (cinco na quarta, 10), número que ainda pode crescer.

Isso porque, segundo a Sesab, a existência de registros tardios e acúmulo de casos deve-se à sobrecarga das equipes de investigaç­ão, pois há doenças de notificaçã­o compulsóri­a para além da covid-19. Outro motivo é o aprofundam­ento das investigaç­ões epidemioló­gicas por parte das vigilância­s municipais e estadual a fim de evitar distorções.

O número total de óbitos por covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.543, representa­ndo uma letalidade de 1,70%.

Uma das vítimas da doença foi o oftalmolog­ista Paulo Roberto Hilarião, 72 anos. Ele estava internado desde novembro do ano passado, no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador. A esposa do médico, Rita Hilarião, morreu no dia 24 de janeiro, também vítima do coronavíru­s. O médico, que tinha seis filhos, construiu um hospital e maternidad­e que leva seu nome em sua cidade natal, Senhor do Bonfim. Além de médico, era também músico.

A Sesab confirmou uma tendência de aumento do número de mortes em virtude do cresciment­o de casos graves e anunciou que, a partir de hoje, serão abertos 20 novos leitos de UTI no Hospital Geral de Camaçari (HGC).

Dos 2.125 leitos ativos na Bahia, 1.346 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação geral de 63%.

Desses leitos do estado, 1.038 são para atendiment­o na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com ocupação de 72% (749 leitos). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pediátrica é de 53%, com 19 das 36 unidades sendo usadas.

Já as unidades de enfermaria adulto na Bahia estão com 54% da ocupação, e a pediátrica, com 77%.

Em Salvador, a taxa de ocupação da UTI adulto é de 72%, e a pediátrica, 59%. Os leitos clínicos adulto e pediátrico estão com 73% de ocupação. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil